Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 10: Capítulo 10

Página 118
Mas não tardou a soltar-se do braço do colega para recuperar um pouco de dignidade.

- Sentir-me-ia feliz, Professor Challenger - disse ele - se arranjasse maneira de fazer as suas observações, intempestivas ou não, sem me agarrar pelo pescoço. A aparição de um piton de rocha muito vulgar nem sequer parece justificar tais liberdades!

- Mas, seja como for, a vida existe neste planalto! - replicou o colega triunfante. - E agora, que já demonstrei esta importante conclusão de forma tão evidente que ela salta à vista de todos, mesmo dos obtusos e dos malévolos, a minha opinião é que não podemos fazer nada melhor do que levantar o acampamento e partir para o oeste a fim de descobrirmos um acesso possível.

Na base do escarpamento o solo era pavimentado de rochedos e muito desigual; a nossa marcha foi, pois, lenta e penosa. De súbito, chegámos a algo que, no entanto, nos deu novo alento. Era o local de um antigo acampamento, onde jaziam várias latas de conserva de carne de Chicago, naturalmente vazias, uma garrafa com a etiqueta Brandy, um abre-latas partido e todas as espécies de vestígios de um viajante. Um jornal amarrotado, quase apodrecido, foi identificado como sendo um exemplar do Chicago Democrat, mas a data tinha desaparecido.

- Não é o meu jornal! - disse Challenger. - Este deve ser o de Maple White.

Quanto a Lorde John, observava com curiosidade um grande feto arborescente que abrigava sob a sua sombra o lugar do acampamento.

- Reparem nisto! -:- murmurou. - Acho que nos encontramos perante um poste indicador.

Tinha sido fixado na árvore um bocado de madeira, como uma flecha orientada para oeste.

- Exactamente um poste indicador! - disse Challenger. Porquê? Porque o nosso explorador, vendo-se metido numa caminhada aventurosa, quis deixar um sinal para que quem o seguisse pudesse descobrir o percurso que ele tomara. Avançando, daremos, talvez, com outras indicações.

<< Página Anterior

pág. 118 (Capítulo 10)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Mundo Perdido
Páginas: 286
Página atual: 118

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 2
Capítulo 3 11
Capítulo 4 21
Capítulo 5 31
Capítulo 6 53
Capítulo 7 70
Capítulo 8 83
Capítulo 9 96
Capítulo 10 113
Capítulo 11 142
Capítulo 12 161
Capítulo 13 182
Capítulo 14 202
Capítulo 15 222
Capítulo 16 242
Capítulo 17 264