Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 15: Capítulo 15

Página 229
Mas o quarto lado, que descia numa encosta suave para o lago central, era apenas ornada por matagais; só havia poucas árvores e separadas, em todo o caso, por várias clareiras. Era, de facto, o caminho que eu tomara no decurso da minha exploração solitária: conduziu-nos directamente às cavernas dos índios; apenas tínhamos, pois, que segui-lo.

Para grande mágoa nossa voltámos as costas ao Forte Challenger: sentíamo-nos ralados não só por causa das provisões que ele continha mas porque perdíamos assim a ligação com Zambo. Estávamos, contudo, munidos de cartuchos, tínhamos as espingardas e durante um certo tempo poderíamos viver à base de conservas. Aliás, contávamos voltar em breve a restabelecer o nosso contacto com Zambo. Ele havia-nos prometido lealmente permanecer ao pé do pico rochoso, e sabíamos que respeitaria a palavra.

Foi ao começo da tarde que nos pusemos a caminho: O Jovem chefe tomara a cabeça para nos servir de guia, mas tinha-se recusado com indignação a transportar o mínimo fardo. Atrás dele seguiam os dois outros índios carregados com as nossas riquezas. Nós os quatro, os brancos, caminhávamos em fila, a espingarda carregada na mão, e prontos a intervir. Quando partimos, elevou-se dos bosques, até então silenciosos, um grande uivo nas nossas costas: os homens-macacos manifestavam assim o seu triunfo, ou o seu desprezo, perante a nossa fuga. Olhando para as árvores, avistamos apenas ramos e folhagens, mas sem dúvida possível, por detrás deste pano de fundo dissimulava-se um completo exército hostil.

<< Página Anterior

pág. 229 (Capítulo 15)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Mundo Perdido
Páginas: 286
Página atual: 229

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 2
Capítulo 3 11
Capítulo 4 21
Capítulo 5 31
Capítulo 6 53
Capítulo 7 70
Capítulo 8 83
Capítulo 9 96
Capítulo 10 113
Capítulo 11 142
Capítulo 12 161
Capítulo 13 182
Capítulo 14 202
Capítulo 15 222
Capítulo 16 242
Capítulo 17 264