Todas as inimizades que remontam a inumeráveis gerações, todos os ódios e as crueldades da sua história limitada, todas as recordações dos maus tratos e das perseguições ficaram purgados naquele dia. O homem triunfava por fim e a besta-homem recebia «o tratamento que merecia». Os fugitivos eram demasiado lentos para escapar aos selvagens; de todos os cantos dos bosques brotavam gritos excitados, assobios de setas e o ruído abafado dos corpos que caíam das árvores.
Ia eu acompanhar os nossos aliados quando Lorde John e Challenger me alcançaram.
- Terminado! - disse Lorde John. - Acho que podemos deixar-lhes a tarefa de limpar o terreno conquistado. Talvez que quanto menos virmos melhor dormiremos.
Os olhos de Challenger cintilavam com um apetite de morticínio. - Fomos privilegiados! - gritou, pavoneando-se como um galo de combate. - Pensem que nos foi dado assistir a uma das batalhas decisivas mais típicas da História: dessas batalhas que determinam o destino de um mundo. O que é, meus amigos, a conquista de uma nação por outra nação? Nada de importante. Uma conquista sem significado: todas essas conquistas conduzem aos mesmos resultados! Mas estas batalhas ferozes, por exemplo aquelas em que, na aurora das idades, os homens das cavernas travaram na terra contra as grandes feras ou ainda aquelas no decurso das quais o elefante encontrou o seu senhor, eis as verdadeiras conquistas, eis as vitórias que contam! Por uma estranha manobra do destino, assistimos a uma dessas lutas, e ajudámos à decisão. Doravante, neste planalto, o futuro pertence ao homem!