- Afinal, parece que o vulcão não está totalmente extinto... - observou Spilett, que ia na frente com Cyrus.
- É bem possível que posteriormente à nossa visita à cratera tenha havido uma alteração nas camadas inferiores - admitiu o engenheiro. - Um vulcão, por mais extinto que pareça, pode sempre reentrar em actividade.
- Mas uma erupção do monte Franklin não acarretaria um sério perigo para a nossa ilha? - inquietou-se Spilett.
- Não me parece - respondeu, calmamente, Cyrus. - A cratera funciona como uma válvula de segurança e escoaria o excesso de vapores e de lava... e esta escorreria pelos sítios habituais.
- A não ser que a lava abrisse novos caminhos em direcção à parte fértil da ilha! - insistiu o repórter.
- Ora, meu amigo, e por que não utilizaria as vias já naturalmente traçadas? - objectou o engenheiro.
Spilett mantinha o cepticismo:
- Os vulcões são caprichosos...
- Repare, Spilett, como a inclinação do monte favorece a expansão das matérias incandescentes para os vales que agora exploramos. Para que isso se invertesse, seria necessário que um fortíssimo tremor de terra mudasse o centro de gravidade da montanha.