Apocalipse - Cap. 15: Capítulo 15 Pág. 115 / 180

Contudo, quanto mais velho é um mito mais penetra na consciência humana, assume formas mais variadas nas zonas elevadas da consciência. Devemos lembrar-nos de que certos símbolos - e o dos gémeos será um deles - podem levar uma consciência, mesmo moderna como a nossa, até mil, dois mil, três mil, quatro mil anos atrás, ou mesmo mais. O poder de sugestão é muitíssimo misterioso. Pode não funcionar de todo ou fazer o espírito inconsciente recuar no tempo com grandes arremetidas cíclicas através das idades, ou pode parar apenas no caminho.

Quando pensamos nos heróicos Dióscuros, os gémeos gregos, os Tindáridas, chegamos a meio do caminho. A Grécia da idade heróica fez uma coisa estranha, tornou antropomórficas todas as concepções cósmicas, embora tenha conservado uma grande porção de maravilhas cósmicas. Por isso os Dióscuros são, e não são, os antigos gémeos.

Os próprios Gregos voltavam constantemente aos deuses e aos poderes pré-heróicos e pré-olímpicos. A visão olímpica-heróica sempre foi considerada pouco profunda; a velha alma grega gotejava continuamente através dos séculos, até níveis de consciência religiosa mais profundos, antigos e obscuros.





Os capítulos deste livro