Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: CAPÍTULO I
VARIAÇÃO SOB DOMESTICAÇÃO

Página 22
Mantive todas as linhagens que pude comprar ou obter, e fui muito amavelmente agraciado com exemplares embalsamados de diversas partes do mundo, mais especialmente da Índia, pelo ilustre W. Elliot, e da Pérsia, pelo ilustre C. Murry. Publicaram-se muitos tratados sobre pombos, em diferentes línguas, alguns muito importantes pela sua considerável antiguidade. Associei-me a diversos criadores ilustres e fui aceite em dois dos Clubes Columbófilos de Londres. A diversidade das linhagens é uma coisa espantosa. Compare-se o pombo-correio inglês e o pombo-cambalhota de bico curto, e observe-se a maravilhosa diferença nos seus bicos, que comporta diferenças correspondentes nos seus crânios. O pombo-correio, mais especialmente o macho, é também notável pelo maravilhoso desenvolvimento da carúncula em volta da cabeça, aspecto acompanhado por pálpebras muito alongadas, orifícios nasais externos muito grandes e uma abertura bocal ampla. O pombo-cambalhota de bico curto tem um bico que é em geral quase idêntico ao de um tentilhão; e o pombo-cambalhota comum tem o hábito singular,_ estritamente hereditário, de voar a grande altitude num bando compacto e dar cambalhotas no ar. O pombo-romano é uma ave grande, com bico comprido e sólido e patas grandes; algumas sub-linhagens deste pombo têm pescoços muito compridos, outras têm asas e caudas muito compridas, outras têm caudas singularmente curtas. O pombo-berbere* é próximo do pombo-correio, mas, em vez de um bico muito comprido, tem um bico muito curto e muito largo.

O*O termo inglês «barb», que refere a variedade de pombo, é uma forma abreviada de «Barbary», ou Berbéria: região do litoral norte-africano, que abrange a Líbia, a Tunísia, a Argélia e Marrocos. [N.T.]

O pombo-de-papo tem um corpo, asas e pernas muito compridos; e o seu papo enormemente desenvolvido, que enche de ar com orgulho, pode muito bem causar admiração e mesmo riso.

<< Página Anterior

pág. 22 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Origem das Espécies
Páginas: 524
Página atual: 22

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
INTRODUÇÃO 1
CAPÍTULO I
VARIAÇÃO SOB DOMESTICAÇÃO
7
CAPÍTULO II
VARIAÇÃO EM ESTADO DE NATUREZA
49
CAPÍTULO III
LUTA PELA EXISTÊNCIA
67
CAPÍTULO IV
SELECÇÃO NATURAL
88
CAPÍTULO V
LEIS DA VARIAÇÃO
143
CAPÍTULO VI
DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA TEORIA
184
CAPÍTULO VII
INSTINTO
223
CAPÍTULO VIII HIBRIDISMO 263
CAPÍTULO IX
SOBRE A INPERFEIÇÃO DO REGISTO GEOLÓGICO
302
CAPÍTULO X
SOBRE A SUCESSÃO GEOLÓGICA DOS SERES ORGÂNICOS
336
CAPÍTULO XI
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
372
CAPÍTULO XII
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA (continuação)
411
CAPÍTULO XIII
AFINIDADES MÚTUAS DOS SERES ORGÂNICOS. MORFOLOGIA. EMBRIOLOGIA. ÓRGÂOS RUDIMENTARES.
441
CAPÍTULO XIV
RECAPITULAÇÃO E CONCLUSÃO
491