A Origem das Espécies - Cap. 2: CAPÍTULO I
VARIAÇÃO SOB DOMESTICAÇÃO Pág. 22 / 524

Mantive todas as linhagens que pude comprar ou obter, e fui muito amavelmente agraciado com exemplares embalsamados de diversas partes do mundo, mais especialmente da Índia, pelo ilustre W. Elliot, e da Pérsia, pelo ilustre C. Murry. Publicaram-se muitos tratados sobre pombos, em diferentes línguas, alguns muito importantes pela sua considerável antiguidade. Associei-me a diversos criadores ilustres e fui aceite em dois dos Clubes Columbófilos de Londres. A diversidade das linhagens é uma coisa espantosa. Compare-se o pombo-correio inglês e o pombo-cambalhota de bico curto, e observe-se a maravilhosa diferença nos seus bicos, que comporta diferenças correspondentes nos seus crânios. O pombo-correio, mais especialmente o macho, é também notável pelo maravilhoso desenvolvimento da carúncula em volta da cabeça, aspecto acompanhado por pálpebras muito alongadas, orifícios nasais externos muito grandes e uma abertura bocal ampla. O pombo-cambalhota de bico curto tem um bico que é em geral quase idêntico ao de um tentilhão; e o pombo-cambalhota comum tem o hábito singular,_ estritamente hereditário, de voar a grande altitude num bando compacto e dar cambalhotas no ar. O pombo-romano é uma ave grande, com bico comprido e sólido e patas grandes; algumas sub-linhagens deste pombo têm pescoços muito compridos, outras têm asas e caudas muito compridas, outras têm caudas singularmente curtas. O pombo-berbere* é próximo do pombo-correio, mas, em vez de um bico muito comprido, tem um bico muito curto e muito largo.

O*O termo inglês «barb», que refere a variedade de pombo, é uma forma abreviada de «Barbary», ou Berbéria: região do litoral norte-africano, que abrange a Líbia, a Tunísia, a Argélia e Marrocos. [N.T.]

O pombo-de-papo tem um corpo, asas e pernas muito compridos; e o seu papo enormemente desenvolvido, que enche de ar com orgulho, pode muito bem causar admiração e mesmo riso.





Os capítulos deste livro