Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 15: CAPÍTULO XIV
RECAPITULAÇÃO E CONCLUSÃO

Página 511
Factos como a presença de espécies peculiares de morcegos e a ausência de todos os outros mamíferos em ilhas oceânicas são inteiramente inexplicáveis com base na teoria dos actos de criação independentes.

A existência de espécies intimamente próximas ou representativas em quaisquer duas áreas sugere, segundo a teoria da descendência com modificação, que as mesmas antecessoras habitaram outrora ambas as áreas; e quase invariavelmente descobrimos que onde quer que muitas espécies intimamente próximas habitem duas áreas, existe ainda alguma espécie idêntica comum a ambas. Onde quer que ocorram muitas espécies intimamente próximas mas distintas, ocorrem também muitas formas e variedades duvidosas da mesma espécie. É uma regra de elevada generalidade que os habitantes de cada área são aparentados com os habitantes da mais próxima fonte provável de imigrantes. Observamos isto em quase todas as plantas e animais do Arquipélago das Galápagos, de Juan Fernandez, e de outras ilhas americanas, serem aparentadas da maneira mais impressionante com as plantas e animais do vizinho continente americano; e as do Arquipélago de Cabo Verde e outras ilhas africanas com as do continente africano. Tem de se admitir que não se obtém qualquer explicação para estes factos com base na teoria da criação.

O facto, como vimos, de todos os seres orgânicos do passado e do presente constituírem um grandioso sistema natural, com subordinação entre grupos, sendo os grupos extintos frequentemente intermédios aos grupos recentes, é inteligível com base na teoria da selecção natural, com as suas contingências de extinção e de divergência de carácter. Segundo estes mesmos princípios, vemos como as afinidades mútuas das espécies e géneros em cada classe são tão complexas e sinuosas.

<< Página Anterior

pág. 511 (Capítulo 15)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Origem das Espécies
Páginas: 524
Página atual: 511

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
INTRODUÇÃO 1
CAPÍTULO I
VARIAÇÃO SOB DOMESTICAÇÃO
7
CAPÍTULO II
VARIAÇÃO EM ESTADO DE NATUREZA
49
CAPÍTULO III
LUTA PELA EXISTÊNCIA
67
CAPÍTULO IV
SELECÇÃO NATURAL
88
CAPÍTULO V
LEIS DA VARIAÇÃO
143
CAPÍTULO VI
DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA TEORIA
184
CAPÍTULO VII
INSTINTO
223
CAPÍTULO VIII HIBRIDISMO 263
CAPÍTULO IX
SOBRE A INPERFEIÇÃO DO REGISTO GEOLÓGICO
302
CAPÍTULO X
SOBRE A SUCESSÃO GEOLÓGICA DOS SERES ORGÂNICOS
336
CAPÍTULO XI
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
372
CAPÍTULO XII
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA (continuação)
411
CAPÍTULO XIII
AFINIDADES MÚTUAS DOS SERES ORGÂNICOS. MORFOLOGIA. EMBRIOLOGIA. ÓRGÂOS RUDIMENTARES.
441
CAPÍTULO XIV
RECAPITULAÇÃO E CONCLUSÃO
491