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Capítulo 18: Capítulo 18

Página 144

Além disto sabemos que, no século v, Anaximandro concebia o Ilimitado, a substância infinita, ladeado pelos seus dois «elementos» na primeira das primordiais criações, o quente e o frio, o seco e o húmido, ou o fogo e a treva, os grandes «pares». Estes «três» estão na origem de todas as coisas. É uma ideia que existe por detrás da mais antiga divisão em três do cosmo vivo, antes de ter dado origem à ideia de Deus.

Abra-se um parêntesis para fazer notar que o mundo era, na mais remota antiguidade, totalmente religioso mas sem deus. Enquanto os homens viveram numa estreita união física como um bando de pássaros a voar, numa estreita unidade física, numa velha união tribal onde o conceito de indivíduo não ressaltava ainda, a tribo, por assim dizer, vivia carne com carne com o cosmo, em contacto nu com o cosmo, todo o cosmo estava vivo e em contacto com a carne do homem, não dava lugar à introdução da ideia de deus. Só quando o indivíduo começou a sentir-se separado, só quando cedeu à consciência de si próprio e, portanto, da diferenciação (mitologicamente, só quando comeu da Árvore do Conhecimento e não da Árvore da Vida, e a si próprio se conheceu isolado e diferente), é que o conceito de Deus surgiu a interpor-se entre o homem e o cosmo.

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Capa do livro Apocalipse
Páginas: 180
Página atual: 144

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 4
Capítulo 3 14
Capítulo 4 18
Capítulo 5 27
Capítulo 6 33
Capítulo 7 46
Capítulo 8 69
Capítulo 9 75
Capítulo 10 77
Capítulo 11 89
Capítulo 12 99
Capítulo 13 102
Capítulo 14 107
Capítulo 15 112
Capítulo 16 122
Capítulo 17 128
Capítulo 18 143
Capítulo 19 149
Capítulo 20 155
Capítulo 21 160
Capítulo 22 161
Capítulo 23 162
Capítulo 24 170