Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 22: CAPÍTULO IV

Página 143

- Esperar, eis o que temos a fazer - disse Cyrus Smith.

- Assim que Harbert esteja curado, organizaremos uma batida exaustiva por toda a ilha e daremos a esses miseráveis o que merecem... Se Deus quiser, salvaremos Ayrton e ao mesmo tempo...

- Ao mesmo tempo - interrompeu Spilett -, procuraremos o nosso misterioso protector, que desta vez não veio em nosso auxílio.

- Quem sabe? - disse o engenheiro, pensativo. - As nossas penas ainda não acabaram e é possível que a sua intervenção poderosa se faça sentir de novo. Mas, por ora, o que importa é a recuperação de Harbert!

Era esta, realmente, a maior preocupação dos colonos trancados no curral. Porém, o jovem melhorava a olhos vistos: as feridas iam cicatrizando e a febre quase desaparecera. Para isso muito contribuiu a água fria, levemente sulfurosa, com que Spilett continuava a embeber as compressas, improvisadas com a roupa branca que havia na cabana.

Ao fim de dez dias, a 22 de Novembro, Harbert começou a manifestar fome, sintoma de acentuadas melhoras, e a cor voltou-lhe às faces. Sorria aos "enfermeiros" e estes viram-se obrigados a proibir-lhe conversas, para que não se fatigasse. Quando, finalmente, o rapaz perguntou por Ayrton, estranhando não o ver ali, o bom do Pencroff teve de arranjar uma desculpa: - Como nós ficámos aqui, ele foi juntar-se ao Nab para melhor defesa da Casa de Granito! Já quando Harbert quis saber dos piratas, Pencroff exaltou-se e respondeu todo arrebatado:

- Ah! Esses! Pois aí estão uns cavalheiros que terei o maior prazer em cumprimentar com umas cargas de chumbo! Andam por aí escondidos, mas havemos de os encontrar... E quando estiveres curado, meu filho, vamos ver se esses cobardes, tão prontos a atacar pelas costas, serão

<< Página Anterior

pág. 143 (Capítulo 22)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Ilha Misteriosa
Páginas: 186
Página atual: 143

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PRIMEIRA PARTE: OS NAUFRAGOS DO AR - CAPÍTULO I 1
CAPÍTULO II 11
CAPÍTULO III 18
CAPÍTULO IV 22
CAPÍTULO V 27
CAPÍTULO VI 33
CAPÍTULO VII 38
CAPÍTULO VIII 44
CAPÍTULO IX 49
CAPÍTULO X 54
CAPÍTULO XI 61
SEGUNDA PARTE: O ABANDONADO - CAPÍTULO I 64
CAPÍTULO II 72
CAPÍTULO III 82
CAPÍTULO IV 86
CAPÍTULO V 91
CAPÍTULO VI 95
CAPÍTULO VII 102
TERCEIRA PARTE: O SEGREDO DA ILHA - CAPÍTULO I 115
CAPÍTULO II 119
CAPÍTULO III 130
CAPÍTULO IV 140
CAPÍTULO V 145
CAPÍTULO VI 150
CAPÍTULO VII 155
CAPÍTULO VIII 162
CAPÍTULO IX 168
CAPÍTULO X 176