Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 18: CAPÍTULO 19

Página 201
Em vista disto, fui eu o causador de duas mortes: da de Fernando, para quem a felicidade ia começar a sorrir, e da minha irmã, que morreu amaldiçoando-me talvez, do fundo da alma, porque a infeliz quase que adivinhara quem fora o assassino do seu esposo. Morro, pois, sem esperança de salvação, porque para criminosos como eu Deus deve ser inexorável.

Não procurem o meu corpo, porque será difícil encontrá-lo. Nem eu quero que o encontrem, para que não vá a presença dele manchar a santidade do lugar em que descansam esses dois entes tão infelizes, indo roubar-lhes a paz que ambos ali gozam.

Adeus, Sr. Padre Francisco; perdoe-me os dissabores que eu talvez lhe tenha causado, e, em nome da minha mãe, receba os protestos mais sinceros de gratidão que ela e eu lhe devemos pelo cumprimento da sua última vontade.

António"

O padre Francisco, passados que foram os primeiros momentos de estupefação, deu logo ordem a todos os criados para que procurassem o corpo do infeliz, dirigindo ele próprio algumas buscas; mas todos esses trabalhos foram infrutíferos, porque, depois de oito dias de incessantes e minuciosas pesquisas, nada conseguiram saber do destino que tomara o desgraçado suicida.

Mais tarde, uns dez ou doze anos depois, sendo necessário consertar uma nora situada ao fundo de um campo contíguo à propriedade do padre Francisco, foram aí encontradas as ossadas de um cadáver, no fundo de um poço, que alguma gente disse pertencerem ao infeliz António, jovem do padre, que desaparecera sem mais se saber do seu destino.

A baronesa e a sua filha, alguns dias depois da morte de Rosa vieram para o Porto, venderam todos os bens e propriedades que possuíam e entraram ambas num dos conventos desta cidade. A última destas, D.

<< Página Anterior

pág. 201 (Capítulo 18)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Rosa do Adro
Páginas: 202
Página atual: 201

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
CAPÍTULO 1 1
CAPÍTULO 2 6
CAPÍTULO 3 9
CAPÍTULO 4 12
CAPÍTULO 5 20
CAPÍTULO 6 31
CAPÍTULO 7 45
CAPÍTULO 8 59
CAPÍTULO 9 67
CAPÍTULO 10 84
CAPÍTULO 11 91
CAPÍTULO 12 97
CAPÍTULO 13 117
CAPÍTULO 15 140
CAPÍTULO 16 157
CAPÍTULO 17 168
CAPÍTULO 18 181
CAPÍTULO 19 193