Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 6: CAPÍTULO V

Página 50

O padre rocha não se esquivou a colaborar na endrómina, dizia ele a D. Andresa - porque “eu - pela resposta da carta – “hei de seguir o fio da esparrela que querem armar ao parvo do homem”.

A carta ia pomposa, a ponto de Cerveira pedir comentários, explicações. Que estava uma obra profunda - dizia o fidalgo, instruído enfim nas obscurezas do estilo.

E, tirando seis pintos do bolso do colete:

- Aí tem para o seu rapé, merece-os.

O capelão não aceitou; pediu que os aplicasse pela sua intenção às necessidades do Sr. D. Miguel.

- É um realista às direitas, padre, um grande realista! - e, guardando os seis pintos, abraçou-o efusivamente e ofereceu-lhe um cálice de 1817.

- Eu desejaria muito ver a resposta da sua majestade - dizia o padre rocha.

- Isso é logo que ela chegar, padre! Pois então? Cá entre nós não há segredos; e, se o amigo quiser, no caso que el-rei me mande ir, vai comigo, e pode logo vir despachado. Pois então?

- Está dito! - e o padre com um regozijo muito cómico, e o cálice aromático debaixo do nariz: - quem sabe se eu ainda serei arcebispo, ó Sr. Tenente-coronel!

- Ora! Como dois e dois são quatro! Há de ser arcebispo, não tenha dúvida. Isto vai tudo mudar! - e carregava-lhe forte no 1817. - arre! Estou aqui metido há doze anos nestes montes, que me tem levado os diabos! Tenho 49 anos: mas este punho ainda pode com a espada! Há de haver pancadaria de criar bicho! Olé! Eu dizia às vezes ao meu amigo D. Miguel quando o Sedvém, e o Mata e o Miguel alcaide davam cacetada nos malhados que aquilo não era bonito. Pois agora, padre rocha, hei de dizer-lhe: “É para baixo, real senhor! Mocada de meter os tampos dentro a esses malhados! É acabar com eles por uma vez! Uma forca em cada concelho. Real senhor.

<< Página Anterior

pág. 50 (Capítulo 6)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Brazileira de Prazins
Páginas: 202
Página atual: 50

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
INTRODUÇÃO 1
CAPÍTULO I 9
CAPÍTULO II 15
CAPÍTULO III 21
CAPÍTULO IV 32
CAPÍTULO V 46
CAPÍTULO VI 52
CAPÍTULO VII 59
CAPÍTULO VIII 67
CAPÍTULO IX 74
CAPÍTULO X 84
CAPÍTULO XI 101
CAPÍTULO XII 113
CAPÍTULO XIII 121
CAPÍTULO XIV 130
CAPÍTULO XV 141
CAPÍTULO XVI 157
CAPÍTULO XVII 166
CAPÍTULO XVIII 173
CAPÍTULO XIX 182
CAPÍTULO XX 190
CONCLUSÃO 196