Conceder às espécies o poder especial de produzir híbridos impedindo depois a sua propagação por meio de diferentes graus de esterilidade, não estritamente relacionados com a facilidade da primeira união entre os seus progenitores, parece uma estranha ordenação.
As regras e factos anteriores, por outro lado, parecem-me claramente indicar que a esterilidade dos primeiros cruzamentos e dos híbridos é simplesmente dependente ou subordinada a diferenças desconhecidas, sobretudo nos sistemas reprodutivos, das espécies que são cruzadas. Tendo estas diferenças uma natureza tão peculiar e limitada, que, em cruzamentos recíprocos entre duas espécies o elemento sexual masculino de uma não raro agirá livremente sobre o elemento sexual feminino da outra, mas não inversamente. Será aconselhável explicar um pouco mais detalhadamente através de um exemplo o que entendo por a esterilidade depender de outras diferenças, em vez de se tratar de uma qualidade especialmente dotada. Como a capacidade de uma planta para ser enxertada ou inserida noutra é de tal maneira irrelevante para o seu bem-estar em estado de natureza, presumo que ninguém suporá que esta capacidade é uma qualidade especialmente dotada, mas admitirá que depende de diferenças nas leis de crescimento das duas plantas. Podemos por vezes ver a razão por que uma árvore não aceita outra, por diferenças no seu ritmo de crescimento, na dureza da sua madeira, no período de fluxo ou natureza da sua seiva, etc.; mas numa multidão de casos não podemos atribuir qualquer razão que seja. A grande diversidade no tamanho de duas plantas, uma lenhosa e a outra herbácea, uma sempervirente e a outra decídua, nem sempre impede que as duas enxertem reciprocamente. Como na hibridização, também na enxertia