Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 10: CAPÍTULO IX
SOBRE A INPERFEIÇÃO DO REGISTO GEOLÓGICO

Página 327
Mas sobrestimamos continuamente a perfeição do registo geológico e inferimos falsamente, porque não foram descobertos certos géneros ou famílias sob um determinado estágio, que não existiram antes desse estágio. Esquecemos continuamente quão grande é o mundo, comparado com a área na qual as nossas formações geológicas foram cuidadosamente examinadas; esquecemos que noutros locais podem ter existido há muito grupos de espécies, multiplicando-se lentamente antes de invadirem os antigos arquipélagos da Europa e dos Estados Unidos. Não concedemos uma margem adequada aos enormes intervalos de tempo que provavelmente decorreram entre as nossas formações consecutivas - em alguns casos talvez maiores do que o tempo exigido para a acumulação de cada formação. Estes intervalos terão dado tempo à multiplicação de espécies a partir de uma ou algumas poucas formas antecessoras; e, na formação seguinte, tais espécies parecerão como que subitamente criadas.

Posso aqui recordar urna observação anterior, nomeadamente que a adaptação de um organismo a um modo de vida novo e peculiar, por exemplo, a voar, poderia exigir um período imensamente longo; mas que quando isto se efectuasse e algumas espécies adquirissem assim uma grande vantagem sobre outros organismos, seria necessário um período de tempo comparativamente breve para produzir muitas formas divergentes, que seriam capazes de se propagar rápida e amplamente em todo o mundo.

Darei agora alguns exemplos para ilustrar estas observações; e para mostrar quão susceptíveis somos ao erro, supondo que grupos inteiros de espécies foram subitamente produzidos. Posso relembrar o bem conhecido facto de que nos tratados de geologia, recentemente publicados,' a grande classe dos mamíferos era sempre referida como se tivesse surgido abruptamente no início da série terciária.

<< Página Anterior

pág. 327 (Capítulo 10)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Origem das Espécies
Páginas: 524
Página atual: 327

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
INTRODUÇÃO 1
CAPÍTULO I
VARIAÇÃO SOB DOMESTICAÇÃO
7
CAPÍTULO II
VARIAÇÃO EM ESTADO DE NATUREZA
49
CAPÍTULO III
LUTA PELA EXISTÊNCIA
67
CAPÍTULO IV
SELECÇÃO NATURAL
88
CAPÍTULO V
LEIS DA VARIAÇÃO
143
CAPÍTULO VI
DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA TEORIA
184
CAPÍTULO VII
INSTINTO
223
CAPÍTULO VIII HIBRIDISMO 263
CAPÍTULO IX
SOBRE A INPERFEIÇÃO DO REGISTO GEOLÓGICO
302
CAPÍTULO X
SOBRE A SUCESSÃO GEOLÓGICA DOS SERES ORGÂNICOS
336
CAPÍTULO XI
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
372
CAPÍTULO XII
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA (continuação)
411
CAPÍTULO XIII
AFINIDADES MÚTUAS DOS SERES ORGÂNICOS. MORFOLOGIA. EMBRIOLOGIA. ÓRGÂOS RUDIMENTARES.
441
CAPÍTULO XIV
RECAPITULAÇÃO E CONCLUSÃO
491