Nada pode ser mais vão do que tentar explicar esta semelhança de padrão nos membros da mesma classe através da utilidade ou da doutrina das causas finais. A inutilidade da tentativa foi expressamente admitida por Owen no seu interessantíssimo trabalho sobre a «Natureza dos Membros». Na perspectiva comum da criação independente de cada ser, podemos apenas afirmar que é assim - que assim agradou ao Criador construir cada animal e planta.
A explicação é evidente segundo a teoria da selecção natural de ligeiras modificações sucessivas - sendo cada modificação vantajosa de alguma maneira à forma modificada, mas afectando frequentemente por correlação de crescimento outras partes da organização. Em mudanças desta natureza, haverá pouca ou nenhuma tendência para modificar o
.padrão original, ou para transpor partes. Os ossos de um membro poderiam ser encurtados e alargados até qualquer ponto, envolvendo-se gradualmente numa membrana espessa, de modo a servir de barbatana; ou todos os ossos de um pé membranoso, ou só alguns, poderiam ser indefinidamente prolongados, e a membrana que os liga indefinidamente aumentada, de modo a servir como uma asa: porém, em toda esta grande quantidade de modificação não haverá qualquer tendência para alterar a estrutura dos ossos ou a conexão relativa das diversas partes.