Apocalipse - Cap. 18: Capítulo 18 Pág. 147 / 180

Já antes de os homens sentirem qualquer necessidade de Deus ou deuses, na altura em que os amplos céus tinham vida própria e viviam em estreito contacto com o homem, os Caldeus contemplavam-nos com religioso enlevo. Depois, por uma estranha intuição dividiram os céus em três partes. E foi nessa época que conheceram realmente as estrelas como nunca tinham sido antes conhecidas.

Mais tarde, quando um Deus, um Criador ou um Senhor dos Céus foi inventado ou descoberto, os espaços dividiram-se em quatro quadrantes, os velhos quatro quadrantes que tanto tempo duraram. E a seguir, com a invenção de um Deus ou Demiurgo, o velto saber das estrelas e a verdadeira adoração aos poucos entrou em declínio transformando-se, com os Babilónios, em magia e astrologia; o sistema foi totalmente «explorado». Porém, o velho saber cósmico dos Caldeus ainda perdurou, e talvez tenha sido ele o que os Jónios recuperaram.

Embora a Bíblia diga: o sol, a lua e as estrelas, durante os séculos da divisão em quatro quadrantes os céus ainda tiveram três senhores primordiais, o sol, a lua e a estrela da manhã.

A estrela da manhã sempre foi um deus, e isto desde o tempo em que começou a haver deuses.





Os capítulos deste livro