Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 18: CAPÍTULO VII

Página 112

"Imagine-se o espanto de Ben Joyce, aliás, Ayrton, quando se viu diante de Lorde Glenarvan! "Eis o que sucedera: Glenarvan, a mulher e os amigos, depois de trabalhos e perigos sem conta, tinham conseguido chegar a Melbourne, onde o desesperado Tom Austin os pôs ao corrente da traição de Ayrton e da captura do iate pela força.

"Homem de grande fortuna e não menor coragem, o lorde escocês não se deu por vencido. Imediatamente, fretou um navio mercante bem armado e tripulado por gente destemida, e foi no encalço do Duncan, acabando por recuperá-lo como se viu.

"Os cúmplices de Ayrton, todos eles cadastrados evadidos, foram imediatamente entregues às autoridades inglesas e recambiados para a ilha Norfolk, a colónia penal mais severa da época. Ayrton só escapou a igual sorte, porque, à última hora, conseguiu negociar um acordo com Lorde Glenarvan: em troca das informações sobre o naufrágio do Britannia, seria desembarcado numa das ilhas do Pacífico. Recomeçaram, então, as buscas ao longo do paralelo 37", desta feita em pleno oceano. Ora sucedeu que Ayrton, tomado talvez por alguma sombra de arrependimento, acabou por revelar o seu passado, confessando nada saber a respeito do Britannia, desde o dia em que o capitão Grant o expulsara do navio, abandonando-o na costa australiana.

"Apesar desta confissão, Lorde Glenarvan manteve a palavra dada de não entregar Ayrton às autoridades inglesas, e o Duncan prosseguiu a busca mantendo a rota no paralelo 37". Foi assim que chegaram à ilha Tabor, a terra referenciada na mensagem dos náufragos! Estes foram recolhidos a bordo, enquanto o traidor recebia ordem de desembarque. Aquela seria a ilha do desterro. Antes, porém, Ayrton foi chamado à presença de Lorde Glenarvan, que lhe

<< Página Anterior

pág. 112 (Capítulo 18)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Ilha Misteriosa
Páginas: 186
Página atual: 112

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PRIMEIRA PARTE: OS NAUFRAGOS DO AR - CAPÍTULO I 1
CAPÍTULO II 11
CAPÍTULO III 18
CAPÍTULO IV 22
CAPÍTULO V 27
CAPÍTULO VI 33
CAPÍTULO VII 38
CAPÍTULO VIII 44
CAPÍTULO IX 49
CAPÍTULO X 54
CAPÍTULO XI 61
SEGUNDA PARTE: O ABANDONADO - CAPÍTULO I 64
CAPÍTULO II 72
CAPÍTULO III 82
CAPÍTULO IV 86
CAPÍTULO V 91
CAPÍTULO VI 95
CAPÍTULO VII 102
TERCEIRA PARTE: O SEGREDO DA ILHA - CAPÍTULO I 115
CAPÍTULO II 119
CAPÍTULO III 130
CAPÍTULO IV 140
CAPÍTULO V 145
CAPÍTULO VI 150
CAPÍTULO VII 155
CAPÍTULO VIII 162
CAPÍTULO IX 168
CAPÍTULO X 176