Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 20: CAPÍTULO II

Página 126
Os mortos foram içados para bordo, no meio de exaltada gritaria, e logo a seguir doze dos celerados saltaram para a embarcação; um segundo escaler foi, então, arreado, rumando à foz do Mercy com mais oito homens lá dentro, enquanto o primeiro apontava à ilhota.

A situação de Pencroff e Ayrton tornava-se insustentável! No entanto, os nossos amigos esperaram que o barco chegasse ao alcance de tiro e, com mais duas balas bem dirigidas, provocaram a confusão entre os facínoras! Perseguidos por autêntica fuzilaria, fugiram depois a toda a velocidade, meteram-se no bote, atravessaram o canal e correram para as Chaminés.

Apenas se tinham reunido a Cyrus Smith e Harbert e já a ilhota era invadida pelos piratas. Quase no mesmo instante, ouviram-se novas detonações do local defendido por Nab e Gedeão Spilett. Dois dos ocupantes do segundo escaler acabavam de ser mortalmente atingidos e o barco, desgovernado, foi atirado contra os escolhos, desmantelando-se na embocadura do rio! Os seis sobreviventes conseguiram atingir a margem direita, de onde desataram a correr em direcção à ponta da baía dos pântanos.

Posto isto, a situação apresentava-se da seguinte maneira: no ilhéu da Salvação, estavam doze piratas com um escaler à disposição, não se sabendo, porém, se entre eles haveria feridos ou mortos; na ilha andavam seis, mas sem embarcação e, para já, impedidos de atingir a Casa de Granito, dado que tinham fugido pela margem oposta do rio, cuja ponte fora levantada.

- Isto vai, isto vai! - exclamava Pencroff, todo entusiasmado. - O que é que lhe parece, senhor Cyrus?

- O que me parece é que o combate ainda está longe do fim... - respondeu, calmamente, o engenheiro. - Acho que não podemos facilitar, porque estes bandidos não são estúpidos, nem vão desistir facilmente.

<< Página Anterior

pág. 126 (Capítulo 20)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Ilha Misteriosa
Páginas: 186
Página atual: 126

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PRIMEIRA PARTE: OS NAUFRAGOS DO AR - CAPÍTULO I 1
CAPÍTULO II 11
CAPÍTULO III 18
CAPÍTULO IV 22
CAPÍTULO V 27
CAPÍTULO VI 33
CAPÍTULO VII 38
CAPÍTULO VIII 44
CAPÍTULO IX 49
CAPÍTULO X 54
CAPÍTULO XI 61
SEGUNDA PARTE: O ABANDONADO - CAPÍTULO I 64
CAPÍTULO II 72
CAPÍTULO III 82
CAPÍTULO IV 86
CAPÍTULO V 91
CAPÍTULO VI 95
CAPÍTULO VII 102
TERCEIRA PARTE: O SEGREDO DA ILHA - CAPÍTULO I 115
CAPÍTULO II 119
CAPÍTULO III 130
CAPÍTULO IV 140
CAPÍTULO V 145
CAPÍTULO VI 150
CAPÍTULO VII 155
CAPÍTULO VIII 162
CAPÍTULO IX 168
CAPÍTULO X 176