Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 10: CAPÍTULO X

Página 59
E, no entanto, as contas de Cyrus Smith eram exactas.

- Sendo assim, temos de semear este grão! - disse Harbert.

A altura do ano não podia ser mais propícia. Subiram ao planalto e escolheram um sítio adequado, abrigado dos ventos e exposto ao sol. Depois, com a terra limpa de insectos e de vermes, procedeu-se, com alguma solenidade, à sementeira do pequeno grão, promessa de avultadas colheitas! A partir daí, não se passou um só dia, sem que Pencroff subisse ao planalto a inspeccionar a sua "seara de trigo", como fazia questão de dizer. Nestas tarefas e cuidados foram decorrendo as primeiras semanas de Julho, que no hemisfério sul corresponde ao mês de Janeiro. Após chuvas intermináveis, a temperatura desceu bruscamente para valores abaixo de zero, fazendo gelar a superfície do lago.

Ora num desses dias de tempo frio mas bastante seco, os nossos colonos resolveram fazer uma excursão até uma zona da ilha aonde nunca tinham ido. Agasalhando-se o melhor que podiam, desceram da Casa de Granito às primeiras horas da manhã, decididos a explorar a costa sudeste, para lá do rio Mercy. Depois de atravessarem o curso de água, praticamente gelado, dobraram uma ponta e foram dar a uma extensa praia.

Seriam oito da manhã e o Sol nascia no horizonte, sobre um oceano tão azul e tranquilo como qualquer golfo do Mediterrâneo; não soprava a mais leve brisa e o céu estava limpo. Lá ao fundo, a umas centenas de metros para sul, perfilava-se um cabo recurvado em forma de garra, enquanto que para a direita se estendia uma vasta região pantanosa, que terminava a oeste numa imensa mancha de floresta. Decerto, não faltaria naqueles paúis grande variedade de aves aquáticas a prometer uma boa caçada! Os exploradores sentaram-se para o almoço de carnes frias e chá de ervas, que Nab tivera o cuidado de trazer.

<< Página Anterior

pág. 59 (Capítulo 10)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Ilha Misteriosa
Páginas: 186
Página atual: 59

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PRIMEIRA PARTE: OS NAUFRAGOS DO AR - CAPÍTULO I 1
CAPÍTULO II 11
CAPÍTULO III 18
CAPÍTULO IV 22
CAPÍTULO V 27
CAPÍTULO VI 33
CAPÍTULO VII 38
CAPÍTULO VIII 44
CAPÍTULO IX 49
CAPÍTULO X 54
CAPÍTULO XI 61
SEGUNDA PARTE: O ABANDONADO - CAPÍTULO I 64
CAPÍTULO II 72
CAPÍTULO III 82
CAPÍTULO IV 86
CAPÍTULO V 91
CAPÍTULO VI 95
CAPÍTULO VII 102
TERCEIRA PARTE: O SEGREDO DA ILHA - CAPÍTULO I 115
CAPÍTULO II 119
CAPÍTULO III 130
CAPÍTULO IV 140
CAPÍTULO V 145
CAPÍTULO VI 150
CAPÍTULO VII 155
CAPÍTULO VIII 162
CAPÍTULO IX 168
CAPÍTULO X 176