Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 12: CAPÍTULO 12

Página 105
.."

A baronesa pronunciara esta última frase dos dois amantes com uma tal graça e contentamento, que os dois jovens, envergonhados, tentaram ocultar os rostos purpureados, e nem sequer uma palavra se atreveram a proferir.

A boa senhora, sorrindo-se e parecendo regozijar-se com a confusão dos dois amantes, continuou:

- Então que foi isso? Emudeceram?

- Senhora baronesa... - balbuciou Fernando, sem saber o que havia de responder.

- Ora vamos: - continuou ela - Sejamos francos de uma vez para sempre. Que podem lucrar com o segredo com que tentam envolver as suas relações amorosas? Porventura não são mais sinceros comigo? Porventura não serei merecedora que me confiem os seus afetos e as suas tenções futuras?... Para que querem ocultar-me uma coisa que eu vejo todos os dias?!

- Sra. baronesa - respondeu Fernando com timidez - , nunca ousei revelar a V. Exa. as relações íntimas que de há muito existem entre mim e a Sra. D. Deolinda, porque temia não serem elas bem aceites por V. Exa.. Receei também que uma tal declaração fosse interpretada por V. Exa. como um abuso da amizade com que me honra e se persuadisse que havia intuitos menos puros nas minhas aspirações. São estes os únicos motivos porque tentei sempre ocultar-lhe os afetos das nossas almas, na certeza, porém, de que, mais tarde, lhos havia de declarar, procurando merecer por eles a realização dos nossos desejos. Como, porém, V. Exa. antecipou essa minha declaração, ouso agora confessar-lhe que efetivamente nos amamos de há muito e que o único fim a que aspiramos é à união santa das nossas almas.

- E não me podia ter dito isso há mais tempo, Sr. Fernando? Desculpo-lhe, contudo, as suas apreensões e, longe de as censurar, regozijo-me com elas e louvo-lhas, porque por elas mostra a alma nobre e honrada que possui.

<< Página Anterior

pág. 105 (Capítulo 12)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Rosa do Adro
Páginas: 202
Página atual: 105

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
CAPÍTULO 1 1
CAPÍTULO 2 6
CAPÍTULO 3 9
CAPÍTULO 4 12
CAPÍTULO 5 20
CAPÍTULO 6 31
CAPÍTULO 7 45
CAPÍTULO 8 59
CAPÍTULO 9 67
CAPÍTULO 10 84
CAPÍTULO 11 91
CAPÍTULO 12 97
CAPÍTULO 13 117
CAPÍTULO 15 140
CAPÍTULO 16 157
CAPÍTULO 17 168
CAPÍTULO 18 181
CAPÍTULO 19 193