Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 14: CAPÍTULO 15

Página 154
tão tristes circunstâncias e antecedências? E pensas mesmo que o remorso não havia um dia de roubar-te a paz do coração e o sossego do espírito? Ah! Fernando, pensa bem em tudo isto e verás se tenho ou não razão.

O jovem sentia-se subjugado com estes argumentos e via perfeitamente quanta verdade e quanta nobreza havia neles; envergonhava-se, porém, de ter iludido a filha da baronesa, e tentava ainda ressalvar essa sua falta por uma recusa aos seus desejos, tomando-lhe assim patente o seu amor; o seu propósito era até renunciar a tudo, só para se mostrar forte e desprendido de todos esses preconceitos.

- Pois, Deolinda - exclamou ele afinal - , se estás decidida a recusar a minha mão, terás também o desgosto de não ver satisfeitos os teus desejos, porque não desposarei Rosa; desta forma nenhuma de vós cantará vitória da sua conquista.

- Ah, Fernando, não digas isso. Acaso morreram no teu peito os nobres sentimentos que o adornavam?... Oh! não o creio; e, se as minhas palavras não bastam para te fazer mudar de opinião, aqui me tens aos teus pés, com as lágrimas nos olhos, implorando a tua compaixão para aquela desgraçada. Tu és bom, Fernando; possuis uma bela alma, e a consciência há de certamente aconselhar-te o teu dever; salva essa pobre vítima, e, além do amor que te consagro, a gratidão será eterna no meu peito.

- Levanta-te, Deolinda - respondeu o jovem comovido - , e falemos placidamente. Tu, na verdade, renuncias formalmente aos nossos projetos de união?

- Renuncio, porque assim mo ordena a minha dignidade e a compaixão que me inspira Rosa.

- Muito bem: e, dado o caso que despose essa rapariga, que destino sem o teu?

- Entrarei com a minha mãe num convento, e aí terminaremos ambas, em paz, a nossa existência.

<< Página Anterior

pág. 154 (Capítulo 14)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Rosa do Adro
Páginas: 202
Página atual: 154

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
CAPÍTULO 1 1
CAPÍTULO 2 6
CAPÍTULO 3 9
CAPÍTULO 4 12
CAPÍTULO 5 20
CAPÍTULO 6 31
CAPÍTULO 7 45
CAPÍTULO 8 59
CAPÍTULO 9 67
CAPÍTULO 10 84
CAPÍTULO 11 91
CAPÍTULO 12 97
CAPÍTULO 13 117
CAPÍTULO 15 140
CAPÍTULO 16 157
CAPÍTULO 17 168
CAPÍTULO 18 181
CAPÍTULO 19 193