Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 16: CAPÍTULO 17

Página 174
Pois bem: conclui a tua obra e regozija-te com essa vingança...

- Oh! Fernando, não prossiga, que me mata! - interrompeu a rapariga, cingindo contra o seu o peito do amante, e derramando sobre o seu rosto sentidas lágrimas. - Aqui me tem; faça o que lhe aprouver de mim; mate-me, se a minha vida pode aproveitar-lhe mas não me obrigue a desposá-lo porque seria isso uma dupla vingança para a sua família e para mim própria.

- Minha família está ciente da minha última vontade e a nada se opõe.

- Oh, mas no entanto é horrível! A filha da Sra. baronesa morreria de dor, se tal sucedesse e o Sr. Fernando sacrificar-se-á decerto, preferindo-me àquela a quem tanto ama e que tão digna é desse amor. Eu perdoo-lhe tudo...

- A quem tanto amo, disseste tu! E acreditas que eu efetivamente a amo?

- Quem há que o duvide?...

- Pois enganas-te. Efetivamente entretive relações com D. Deolinda e resolvera-me a desposá-la, mas não a amava sinceramente. Não me era completamente indiferente: apreciava as suas belas qualidades e tinha-lhe afeição, mas todos esses sentimentos me tinham nascido espontâneos no coração, mais por hábito do que por inclinação. Como sabes, a pessoa a quem fui recomendado para o Porto era a baronesa. Principiei a frequentar aquela casa, onde ao fim de algum tempo era considerado mais como filho do que como estranho. D. Deolinda habituou-se a olhar-me com certa deferência, graças aos galanteios que eu, por mera delicadeza, lhe dirigia, e, afinal, quando eu menos o pensava, achei-me ligado a ela por uns laços mais de pura amizade do que de amor ardente. A baronesa também olhava com bons olhos as nossas íntimas relações, e eu, que nunca quisera desmerecer do conceito em que era tido, movia-me a todas as vontades de D.

<< Página Anterior

pág. 174 (Capítulo 16)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Rosa do Adro
Páginas: 202
Página atual: 174

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
CAPÍTULO 1 1
CAPÍTULO 2 6
CAPÍTULO 3 9
CAPÍTULO 4 12
CAPÍTULO 5 20
CAPÍTULO 6 31
CAPÍTULO 7 45
CAPÍTULO 8 59
CAPÍTULO 9 67
CAPÍTULO 10 84
CAPÍTULO 11 91
CAPÍTULO 12 97
CAPÍTULO 13 117
CAPÍTULO 15 140
CAPÍTULO 16 157
CAPÍTULO 17 168
CAPÍTULO 18 181
CAPÍTULO 19 193