Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 17: CAPÍTULO 18

Página 187
.. Perdoe-me, senhora baronesa, perdoe-me, porque eu não sabia o que fazia...

- Descanse, Fernando - exclamou a nobre senhora entre soluços - , descanse, porque, apesar de serem insignificantíssimas as faltas que supôs cometer para comigo, eu lhe perdoo tudo...

- Obrigado, senhora, obrigado - respondeu o rapaz, enternecido. Depois, voltando-se para Deolinda, tomou-lhe as mãos, imprimiu nelas dois ardentes beijos, e, erguendo para ela os olhos marejados de lágrimas, continuou:

- Deolinda, alma nobre e generosa, a ti sobretudo é que eu tenho de pedir perdão dessa grande falta que cometi... Estou certíssimo que me perdoarás, porque tu és uma alma santa; a ti, principalmente, é que eu devo o sossego destes últimos momentos e não tenho palavras com que te possa exprimir o meu reconhecimento. Perdoa-me, Deolinda, e adeus! Oxalá que na Terra encontres um valioso prémio das tuas virtudes, porque no Céu já te está reservado o lugar dos bons.

Passados momentos, entrou Rosa no quarto, e, ao ver aqueles rostos aflitos e aqueles corações entregues à mais inconsolável dor, sentiu também as lágrimas caírem-lhe uma a uma pelas faces, e, como atormentada por um triste pressentimento, correu para junto do leito, e com a voz ansiada chamou Fernando.

Este, como extenuado pelo diálogo que tinha sustentado com os entes que lhe eram tão caros, permanecia com os olhos cerrados e num estado de lânguida prostração: mas, ao ouvir a voz da sua esposa, entreabriu as pálpebras, e, com um meigo sorriso nos lábios, exclamou:

- Ainda estou vivo, minha Rosa... Julgas que eu te deixaria sem te dar o último beijo?...

A pedido do moribundo, fora chamado um sacerdote para lhe ministrar os últimos sacramentos.

Confessara-se e comungara com o recolhimento

<< Página Anterior

pág. 187 (Capítulo 17)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Rosa do Adro
Páginas: 202
Página atual: 187

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
CAPÍTULO 1 1
CAPÍTULO 2 6
CAPÍTULO 3 9
CAPÍTULO 4 12
CAPÍTULO 5 20
CAPÍTULO 6 31
CAPÍTULO 7 45
CAPÍTULO 8 59
CAPÍTULO 9 67
CAPÍTULO 10 84
CAPÍTULO 11 91
CAPÍTULO 12 97
CAPÍTULO 13 117
CAPÍTULO 15 140
CAPÍTULO 16 157
CAPÍTULO 17 168
CAPÍTULO 18 181
CAPÍTULO 19 193