Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 17: CAPÍTULO 18

Página 189
.. - respondeu o rapaz, fitando nela os olhos já amortecidos.

Passaram-se assim alguns momentos, em que os dois não deixaram um só instante de enlaçar-se um ao outro. De repente o corpo de Fernando agitou-se convulsivamente, e dos seus lábios saiu, como num suspiro, o nome de Rosa.

Esta soltou um grito penetrante, e todas as pessoas que permaneciam num aposento imediato correram apressadas, entrando em tropel no quarto.

Fernando entreabriu ainda os olhos, e, chamando para junto de si as pessoas que tinham entrado, apertou as mãos, sucessivamente, do seu pai, da baronesa, do facultativo, da avó de Rosa e de algumas outras pessoas, e, quando ia a fazer o mesmo a Deolinda, acenou para que se curvasse para ele e imprimiu-lhe um beijo na cara, murmurando:

- Adeus... Deolinda...

A filha da baronesa correspondeu àquele último adeus com outro beijo na testa do moribundo, que ele agradeceu com o olhar.

Depois, voltou todas as atenções para a sua esposa e ergueu um pouco a cabeça para ela, como para lhe dizer alguma coisa. Rosa curvou-se, recebeu ainda um beijo, que ela retribuiu, e a cabeça caiu inanimada sobre o regaço em que repousava.

Fernando tinha exalado o último suspiro, e daí a pouco o sino da igreja da aldeia dobrava lugubremente, anunciando que a alma de um justo tinha voado à mansão eterna.

O enterro fez-se no dia seguinte, por volta das 11 horas da manhã, como é costume nas aldeias.

Não havia uma única pessoa que não lamentasse a morte do infeliz rapaz, e a prova mais significativa de quanto estimavam ali o jovem facultativo demonstrava-se no aspeto consternado da multidão que se apinhava em todos os locais por onde passava o fúnebre cortejo.

Por essa ocasião, o assunto principal das conversas, depois

<< Página Anterior

pág. 189 (Capítulo 17)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Rosa do Adro
Páginas: 202
Página atual: 189

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
CAPÍTULO 1 1
CAPÍTULO 2 6
CAPÍTULO 3 9
CAPÍTULO 4 12
CAPÍTULO 5 20
CAPÍTULO 6 31
CAPÍTULO 7 45
CAPÍTULO 8 59
CAPÍTULO 9 67
CAPÍTULO 10 84
CAPÍTULO 11 91
CAPÍTULO 12 97
CAPÍTULO 13 117
CAPÍTULO 15 140
CAPÍTULO 16 157
CAPÍTULO 17 168
CAPÍTULO 18 181
CAPÍTULO 19 193