Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 11: CAPÍTULO 11

Página 92

Ainda assim, Rosa era sempre encantadora, mais encantadora talvez do que nunca! Aquela tristeza que lhe ensombrava de contínuo as faces, a palidez do rosto e aquele olhar amortecido, mas de uma ternura angélica, davam-lhe um aspeto mais poético e enternecedor.

Além disso, o louro anjo das selvas já não desafiava com a sua voz os alegres cantares das aves, nem jovem algum da aldeia lhe tornara a ouvir aquelas respostas picantes, mas engraçadas.

Lá continuava a estar, como dantes, à janela, com o rosto reclinado sobre o trabalho, mas a vidraça permanecia sempre descida, como se dessa forma quisesse furtar-se às vistas importunas dos curiosos e esconder as lágrimas que a cada passo lhe caíam em fio no regaço.

Quais seriam, pois, os motivos de uma tal mudança, daquelas lágrimas e daquele abatimento físico e moral?

Ninguém o sabia. Tanto a avó de Rosa como todas as outras pessoas da aldeia, que não deixaram de ver sem espanto aquela repentina mudança, atribuíam tudo a um qualquer padecimento, mesmo porque a rapariga, quando lhe dirigiam alguma pergunta a tal respeito, respondia sempre com evasivas ou então dizia sentir-se doente sem saber a origem do mal.

O amor que consagrava a Fernando esse é que não se lhe extinguira do coração; antes pelo contrário parecia ter dobrado de ardor e violência. Já não era só amor; era uma paixão que tocava os extremos da loucura!

E Fernando? Esse também mudara bastante, mas que mudança!

Parecia ter esfriado nele bastante o amor que tanto o abrasava a princípio. Pelo menos, desde um certo tempo as entrevistas com Rosa tinham rareado bastante; tratava-a com menos carinho, e muitas vezes parecia até cansar-se com as mais pequenas exigências da pobre rapariga, olhando para as suas lágrimas

<< Página Anterior

pág. 92 (Capítulo 11)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Rosa do Adro
Páginas: 202
Página atual: 92

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
CAPÍTULO 1 1
CAPÍTULO 2 6
CAPÍTULO 3 9
CAPÍTULO 4 12
CAPÍTULO 5 20
CAPÍTULO 6 31
CAPÍTULO 7 45
CAPÍTULO 8 59
CAPÍTULO 9 67
CAPÍTULO 10 84
CAPÍTULO 11 91
CAPÍTULO 12 97
CAPÍTULO 13 117
CAPÍTULO 15 140
CAPÍTULO 16 157
CAPÍTULO 17 168
CAPÍTULO 18 181
CAPÍTULO 19 193