Apocalipse - Cap. 23: Capítulo 23 Pág. 164 / 180

Já conhecemos esta besta: é tirada de Daniel e explicada por Daniel. A besta é o último grande império mundial, os dez chifres são dez reinos confederados do império - que é, evidentemente, Roma. Quanto aos atributos do leopardo, urso e leão, também Daniel os explicou como três impérios que precederam Roma; o macedónio rápido como o leopardo, o persa obstinado como o urso, o dos Babilónios rapace como um leão.

Regressamos ao nível da alegoria e, quanto a mim, com isto se esvai o verdadeiro interesse do livro. Uma alegoria pode ser sempre explica da e esvazia-se com a explicação. O verdadeiro símbolo, como o verdadeiro mito, desafia qualquer explicação. Podemos dar-lhe um significado ou outro - mas nunca se deixa reduzir à explicação. Porque o símbolo e o mito não nos afectam: apenas mentalmente, continuam sempre a agitar os nossos centros sensíveis profundos. A grande qualidade da mente é o seu sentido de finalidade. A mente «compreende», e tudo se resume a isso.

Porém, a consciência sensível do homem tem uma vida e um movimento muito diferentes dos que existem na consciência mental. A mente apreende por partes, por partes e parcelas, põe um ponto final depois de cada frase.





Os capítulos deste livro