- São essas coisas que mantêm a superioridade da vossa nação sobre os outros países, senhor - respondeu Monte-Cristo. Fidalgo oriundo de uma grande casa, possuidor de uma bela fortuna, o senhor começou por consentir em ganhar os primeiros ostos como soldado obscuro, o que é raríssimo; depois, já general e par de França, comendador da Legião de Honra, consentiu em recomeçar segunda aprendizagem, sem outra esperança, sem outra recompensa além da de um dia ser útil aos seus semelhantes... Ah, senhor, isso é realmente belo! Direi mais, é sublime.
Albert olhava e escutava Monte-Cristo com espanto; não estava habituado a vê-lo perfilhar ideias tão entusiastas.
- Infelizmente - continuou o estrangeiro, sem dúvida para fazer desaparecer a nuvem imperceptível que as suas palavras acabavam de provocar na testa de Morcerf -, não procedemos assim em Itália: crescemos consoante a nossa casta e a nossa espécie, e conservamos a mesma folhagem, o mesmo tamanho e muitas vezes a mesma inutilidade toda a nossa vida.
- Mas, senhor - respondeu o conde de Morcerf -, para um homem do seu mérito, a Itália não é uma pátria e a França talvez não seja ingrata com toda a gente. Trata mal os seus filhos, mas habitualmente acolhe com generosidade os estrangeiros.
- Então, meu pai - interveio Albert com um sorriso -, bem se vê que não conhece o Sr. Conde de Monte-Cristo. As suas satisfações não são deste mundo; não aspira a quaisquer honras e só aceita as que podem caber num passaporte.
- Ora aí está a expressão mais justa que alguma vez ouvi a meu respeito - declarou o visitante.
- Tem sabido ser senhor do seu futuro - disse o conde de Morcerf, com um suspiro - e escolheu um caminho florido.
- Exactamente, senhor - replicou Monte-Cristo, com um daqueles sorrisos que um pintor nunca conseguirá reproduzir e que um fisionomista desesperará sempre de analisar.
- Se não receasse cansar o Sr. Conde - disse o general, evidentemente cativado pelas maneiras de Monte-Cristo -, levá-lo-ia à Câmara. Há hoje uma sessão curiosa para quem não conhece os nossos senadores modernos.