Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: I - OS JUDAS

Página 6
Internamente, este pavilhão era dividido por uma' velha escadaria de madeira carunchosa, mas cheia de carácter, que conduzia ao primeiro andar, onde havia cinco quartos de pé direito muito baixo. Por cima corria um imenso sótão.

Este venerável edifício é coberto por um desses grandes telhados de quatro águas cuja aresta se apresenta ornada de dois ramos de chumbo e perfurada por quatro clarabóias, coisa de que Mansard muito gostava, e com razão, pois, em França, o ático e os telhados chatos à italiana são .um contra-senso contra o qual o clima protesta. Michu r guardava ali as suas forragens.

É à inglesa toda aquela parte do parque que rodeia o velho pavilhão, A cem passos, um antigo lago, agora um tanque razoavelmente empestado, atesta a sua existência quer com uma ligeira neblina por cima das árvores, quer com o coaxar ao pôr-do-sol de milhares de rãs, sapos e outros anfíbios tagarelas. A vetustez das coisas, o profundo silêncio dos bosques, a perspectiva da avenida, a floresta ao longe, milhares de pormenores, as grades comidas de ferrugem, as massas de cantaria corroídas pelos musgos, tudo poetiza esta construção que ainda' não deixou de existir.

Na' altura em que esta história começa, Michu estava apoiado a um parapeito musgoso, em cima do qual se via o seu polvorilho, o seu barrete, um lenço, uma desandadeira, trapos, numa palavra, toda a utensilagem necessária àquela suspeita operação. A mulher sentava-se numa cadeira encostada à porta exterior do pavilhão, por cima da qual ainda se viam as armas dos Simeuse ricamente esculpidas, com a sua bela divisa: Aqui morremos! A mãe verdadeira camponesa, aninhava-se diante da Senhora Michu, para que esta pudesse ter os pés defendidos contra a humidade, apoiando-se numa das travessas da cadeira em que ela se sentava.

<< Página Anterior

pág. 6 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro Um Caso Tenebroso
Páginas: 249
Página atual: 6

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
I - OS JUDAS 1
II – PROJECTO DE UM CRIME 16
III - AS MALÍCIAS DE MALIN 25
IV - FORA A MÁSCARA! 35
V – LAURENCE DE CINQ-CYGNE 43
VI - FISIONOMIAS REALISTAS NO TEMPO DO CONSULADO 54
VII - A VISITA DOMICILIARIA 67
VIII-UM RECANTO DA FLORESTA 78
IX - DESDITAS DA POLÍCIA 90
X - LAURENCE E CORENTIN 104
XI - DESFORRA DA POLÍCIA 117
XII - UM DUPLO E MESMO AMOR 128
XIII – UM BOM CONSELHO 140
XIV -AS CIRCUNSTÂNCIAS DO CASO 151
XV - A JUSTIÇA SEGUNDO O CÓDIGO DE BRUMÁRIO DO ANO IV 159
XVI - AS DETENÇÕES 168
XVII - DÚVIDAS DOS DEFENSORES OFICIOSOS 178
XVIII – MARTA COMPROMETIDA 190
XIX-OS DEBATES 196
XX – HORRÍVEL PERIPÉCIA 212
XXI - O BIVAQUE DO IMPERADOR 222
XXII-DISSIPAM-SE AS TREVAS 236