Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 14: XIV -AS CIRCUNSTÂNCIAS DO CASO

Página 152

O segredo da expedição ficou entre Gothard, Michu, os quatro gentis-homens e Laurence. Após muitos cálculos, concluíram ser possível meter quarenta e oito mil francos, num longo saco, à garupa de cada cavalo. Três viagens bastariam. Por medida de prudência, combinaram mandar a Troyes, para verem os divertimentos da Serração da Velha, todo O pessoal do castelo cuja curiosidade pudesse tornar-se perigosa. Catarina, Marta e Durieu, pessoas de confiança, ficariam de guarda ao castelo. O pessoal aceitou de bom grado a liberdade que lhe davam, e partiu antes do nascer do Sol. Gothard, ajudado por Michu, pensou e selou os cavalos de madrugada. A caravana meteu pelos jardins de Cinq-Cygne, e, daí, patrões e criados embrenharam-se pela floresta. No momento em que montavam a cavalo, pois a porta do parque era tão baixa que todos se viram obrigados a atravessá-lo a pé, de cavalo pela arreata, aconteceu passar o velho Beauvisage, rendeiro de Bellache.

- Cuidado! -exclamou Gothard-, vem gente.

- Oh! Sou eu - disse o honesto rendeiro, que desembocava do caminho. - Salve, meus senhores. Com que então vão para a caça, apesar das proibições da prefeitura? Não serei eu quem se queixe, mas cuidado! Se têm muitos amigos não lhes faltam inimigos.

- Oh! - replicou, sorrindo, o gordo Hauteserre. - Se Deus quiser que a nossa caça seja frutuosa, voltarás a encontrar os teus patrões.

Estas palavras, a que O acontecimento imprimiu um sentido muito diferente, mereceram um Olhar severo de Laurence a Roberto. O mais velho dos Simeuse pensava que Malin restituiria as terras de Gondreville a troco de uma indemnização. Aqueles rapazes estavam prontos a fazer o contrário do que lhes aconselhara o marquês de Chargeboeuf. Roberto, que partilhava, das mesmas esperanças, nisso pensava ao dizer aquela frase fatal.

<< Página Anterior

pág. 152 (Capítulo 14)

Página Seguinte >>

Capa do livro Um Caso Tenebroso
Páginas: 249
Página atual: 152

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
I - OS JUDAS 1
II – PROJECTO DE UM CRIME 16
III - AS MALÍCIAS DE MALIN 25
IV - FORA A MÁSCARA! 35
V – LAURENCE DE CINQ-CYGNE 43
VI - FISIONOMIAS REALISTAS NO TEMPO DO CONSULADO 54
VII - A VISITA DOMICILIARIA 67
VIII-UM RECANTO DA FLORESTA 78
IX - DESDITAS DA POLÍCIA 90
X - LAURENCE E CORENTIN 104
XI - DESFORRA DA POLÍCIA 117
XII - UM DUPLO E MESMO AMOR 128
XIII – UM BOM CONSELHO 140
XIV -AS CIRCUNSTÂNCIAS DO CASO 151
XV - A JUSTIÇA SEGUNDO O CÓDIGO DE BRUMÁRIO DO ANO IV 159
XVI - AS DETENÇÕES 168
XVII - DÚVIDAS DOS DEFENSORES OFICIOSOS 178
XVIII – MARTA COMPROMETIDA 190
XIX-OS DEBATES 196
XX – HORRÍVEL PERIPÉCIA 212
XXI - O BIVAQUE DO IMPERADOR 222
XXII-DISSIPAM-SE AS TREVAS 236