Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: I - OS JUDAS

Página 8
Este homem, advogado antes e depois da Revolução, com medo do guarda, nomeou-o seu administrador, com três mil libras de ordenado e uma percentagem nas vendas.

Michu, que gozava da fama de ter já o seu pé-de-meia de uma dúzia de milhares de francos, graças à sua aura de patriota, casou com a filha de um curtidor de Troyes, apóstolo da Revolução na cidade, onde presidiu ao tribunal revolucionário. Este curtidor, homem de convicções, que, no feitio, tinha muito de, Saint-Just, envolvido, mais tarde, na conspiração de Babeuf, suicidou-se pára evitar ser condenado. Marta era a mais linda rapariga de Troyes. Eis porque, apesar da sua tocante modéstia, se vira obrigada, pelo temível pai, a fazer de deusa da Liberdade numa cerimónia republicana. O arrematador das terras não estivera três vezes em sete anos em Gondreville. Seu avô fora feitor dos Simeuse, pelo que toda Arcis se convenceu que o cidadão Marion representava os -Senhores de Simeuse.

Enquanto durou o Terror, o administrador de Gondreville, patriota ferrenho, genro do presidente do tribunal revolucionário de Troyes, acarinhado .por Malin (de Aube) , um dos representantes do departamento, gozou de uma espécie de respeito. Mas, quando a Montanha foi derrotada, e o sogro morto, Michu converteu-se num bode expiatório; toda a gente se deu pressa em atribuir-lhes, a ele e ao sogro, actos aos quais, em boa 'verdade, eram perfeitamente alheios. O administrador revoltou-se contra a injustiça do povo; empertigou-se e assumiu uma atitude hostil. Fez-se ousado de língua.

Entretanto, após o 18 de Brumário, passou a manter um profundo silêncio, filosofia dos fortes; já não lutava contra a opinião pública, limitava-se a agir; este prudente comportamento criou-lhe' a fama de manhoso, pois a verdade é que só em terras tinha os seus cem mil francos.

<< Página Anterior

pág. 8 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro Um Caso Tenebroso
Páginas: 249
Página atual: 8

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
I - OS JUDAS 1
II – PROJECTO DE UM CRIME 16
III - AS MALÍCIAS DE MALIN 25
IV - FORA A MÁSCARA! 35
V – LAURENCE DE CINQ-CYGNE 43
VI - FISIONOMIAS REALISTAS NO TEMPO DO CONSULADO 54
VII - A VISITA DOMICILIARIA 67
VIII-UM RECANTO DA FLORESTA 78
IX - DESDITAS DA POLÍCIA 90
X - LAURENCE E CORENTIN 104
XI - DESFORRA DA POLÍCIA 117
XII - UM DUPLO E MESMO AMOR 128
XIII – UM BOM CONSELHO 140
XIV -AS CIRCUNSTÂNCIAS DO CASO 151
XV - A JUSTIÇA SEGUNDO O CÓDIGO DE BRUMÁRIO DO ANO IV 159
XVI - AS DETENÇÕES 168
XVII - DÚVIDAS DOS DEFENSORES OFICIOSOS 178
XVIII – MARTA COMPROMETIDA 190
XIX-OS DEBATES 196
XX – HORRÍVEL PERIPÉCIA 212
XXI - O BIVAQUE DO IMPERADOR 222
XXII-DISSIPAM-SE AS TREVAS 236