Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 14: XIV -AS CIRCUNSTÂNCIAS DO CASO

Página 157
Apenas se encontravam no solar o criado de quarto do senador e Violette, O guarda-portão, dois jardineiros e as respectivas, mulheres estavam em casa; mas os seus pavilhões ficavam daquele ruído; levantou-se e deu com os cinco mascarados, que a trataram como haviam tratado Violette e o criado de quarto; depois entraram violentamente no salão, onde os dois mais robustos se apoderaram do conde de Gondreville, o amordaçaram e levaram consigo pelo parque, enquanto os três outros amarravam .e amordaçavam igualmente a Senhora Marion e o notário, cada um na sua poltrona. A execução do atentado não durou mais de meia hora.

Os três desconhecidos, daí a pouco reunidos com os que tinham raptado o senador, rebuscaram o castelo do subterrâneo ao sótão. Abriram todos os armários, sem arrombar fechadura alguma; sondaram as paredes, e estiveram de posse da casa até às cinco horas da tarde. Nessa altura acabava o criado de rasgar com os dentes as cordas que amarravam as mãos de Violette. Uma vez desembaraçado da [sua mordaça, este pôs-se a gritar por socorro. Ao ouvirem gritos, os cinco desconhecidos desceram para os jardins, montaram em cavalos parecidos com os de Cinq-Cygne, e desapareceram, mas não tão rapidamente que Violette os não pudesse ver. Depois de desatar o criado de quarto, que, por sua vez, desatou as duas senhoras e o notário, Violette montou no seu potro e cavalgou atrás dos malfeitores. Ao chegar ao pavilhão tão estupefacto ficou vendo abertos os dois batentes do portão como por ver ali especada, como sentinela, a Menina de Cinq-Cygne.

Situados à entrada dos pátios, no extremo da avenida de Arcís. e a distância entre estas dependências e o castelo não permite que aí se ouça um tiro de espingarda. Aliás, essa gente, sentada no limiar da porta, olhava na direcção de Arcis, que fica a meia légua de distância, na esperança de ver aparecer a mascarada.

<< Página Anterior

pág. 157 (Capítulo 14)

Página Seguinte >>

Capa do livro Um Caso Tenebroso
Páginas: 249
Página atual: 157

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
I - OS JUDAS 1
II – PROJECTO DE UM CRIME 16
III - AS MALÍCIAS DE MALIN 25
IV - FORA A MÁSCARA! 35
V – LAURENCE DE CINQ-CYGNE 43
VI - FISIONOMIAS REALISTAS NO TEMPO DO CONSULADO 54
VII - A VISITA DOMICILIARIA 67
VIII-UM RECANTO DA FLORESTA 78
IX - DESDITAS DA POLÍCIA 90
X - LAURENCE E CORENTIN 104
XI - DESFORRA DA POLÍCIA 117
XII - UM DUPLO E MESMO AMOR 128
XIII – UM BOM CONSELHO 140
XIV -AS CIRCUNSTÂNCIAS DO CASO 151
XV - A JUSTIÇA SEGUNDO O CÓDIGO DE BRUMÁRIO DO ANO IV 159
XVI - AS DETENÇÕES 168
XVII - DÚVIDAS DOS DEFENSORES OFICIOSOS 178
XVIII – MARTA COMPROMETIDA 190
XIX-OS DEBATES 196
XX – HORRÍVEL PERIPÉCIA 212
XXI - O BIVAQUE DO IMPERADOR 222
XXII-DISSIPAM-SE AS TREVAS 236