Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 9: Capítulo 9

Página 63

Contudo, caso não cedesse, para provar que não havia motivo para preocupações, a este exame, por certo teria perdido dois ou três elementos que agora me davam uma ligeira sensação de conforto. Por exemplo, não me teria sido possível asseverar à minha amiga que eu estava certa de que nada fizera que pudesse ter-me traído. Seria incapaz, por necessidade, por desespero — não sei bem o que lhe chamar — de usar toda a inteligência que possuía no sentido de pressionar a minha companheira e de a encostar à parede. Ela já me dissera, a pouco e pouco e sob grande pressão, um número considerável de coisas importantes. Ainda assim, algo de obscuro insistia em acudir de vez em quando ao meu espírito, qual asa de morcego que, ao de leve, me aflorasse a testa. Por fim, aquela parecera-me ser a ocasião indicada para obter as informações de que necessitava, já que todos estavam a dormir e ambas nos sentíamos pressionadas pelo perigo e pela necessidade de nos mantermos vigilantes.

— Sou incapaz de acreditar numa coisa tão terrível — ainda me lembro de dizer. — Não, de maneira nenhuma, e que isso fique bem Faro entre nós, minha cara. Mas, se o fizesse, existe algo que gostaria que me explicasse. — Oh, por favor, não faça essa cara! Que é que tinha em mente quando, antes de Miles voltar a casa, chegou aquela carta da escola e a senhora disse, muito perturbada que não podia garantir que ele nunca se tenha portado mal? E verdade que, nestas últimas semanas, eu tenho-o observado com muita atenção e ele tem sido um modelo de virtudes, um autêntico amor de criança. Por isso, caso não tivesse conhecimento da famosa excepção que confirma a regra, por certo a minha amiga teria posto as mãos no fogo por ele. Assim, qual foi a sua excepção, a que experiência aludia quando disse o que disse?

Sem dúvida que se tratava de uma pergunta terrivelmente austera, mas entre nós não havia lugar para frivolidades, e antes de a luz cinzenta do amanhecer nos indicar estar na hora de pôr ponto final àquela reunião nocturna, já eu tinha as minhas respostas. O que a minha amiga tinha em mente viria a ser muito importante.

<< Página Anterior

pág. 63 (Capítulo 9)

Página Seguinte >>

Capa do livro Calafrio
Páginas: 164
Página atual: 63

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 10
Capítulo 3 16
Capítulo 4 24
Capítulo 5 31
Capítulo 6 38
Capítulo 7 45
Capítulo 8 54
Capítulo 9 61
Capítulo 10 68
Capítulo 11 74
Capítulo 12 80
Capítulo 13 85
Capítulo 14 90
Capítulo 15 96
Capítulo 16 102
Capítulo 17 106
Capítulo 18 111
Capítulo 19 118
Capítulo 20 123
Capítulo 21 128
Capítulo 22 134
Capítulo 23 145
Capítulo 24 150
Capítulo 25 156