As Aventuras de Tom Sawyer - Cap. 29: Capítulo 29 Pág. 140 / 174

Então desejou ter coragem de ir avisá-la, mas sabia que nunca ousaria fazê-lo.

Pensou tudo isto, e muito mais, no espaço de tempo que decorreu entre a observação do homem e a resposta de Injun Joe, que foi:

- Não vês as luzes porque o maciço fica em frente dos teus olhos.

Chega-te para cá. Vês agora?

- Vejo. Calculo que deve ter lá alguém. O melhor é desistirmos.

- Desistirmos e irmo-nos embora para sempre, não? Desistirmos e não termos outra oportunidade! Já te disse e repito que pouco me importo com o roubo. Podes ficar com ele, se quiseres. Mas o marido dela tratou-me asperamente várias vezes, e principalmente era o juiz de paz quando me julgaram por vadio. E isto não é tudo. Isto não é nem a milionésima pane. Ele mandou-me «açoitar»! Mandou-me açoitar diante da prisão, como se eu fosse um negro! À vista de toda a gente da aldeia. Mandou-me açoitar. Compreendes? Fez de mim o que quis, e morreu, mas ela vai pagar-mas todas.

- Não a mates, não faças uma coisa dessas.

- Matar? Quem falou em matar? Matava-o a ele, se pudesse, mas a ela

não. A melhor maneira de nos vingarmos de uma mulher não é matá-la, mas dar-lhe cabo da cara. Rasga-se-lhe o nariz, ou cortam-se-lhe as orelhas como a uma porca.

- Mas isso é...

- Guarda a tua opinião para ti, que é melhor. Ato-a à cama e, se ela sangrar até morrer, que culpa tenho eu?! Olha que não vou pôr-me a chorar se assim for! Tens de me ajudar a fazer isto, amigo. Sabes perfeitamente que sozinho não posso. Se te recusas, mato-te, e se tiver de te matar, mato-a a ela também, pois assim calculo que ninguém virá a saber como as coisas se passaram.

- Bem, pois se tem que se fazer, faça-se, e quanto mais depressa melhor, que estou todo arrepiado.

- Fazer isso agora? Tendo ela lá alguém de fora? Começo a desconfiar de ti. Não. Esperamos até que se apaguem as luzes, porque não há pressa alguma.

Huck sentiu que ia seguir-se um silêncio trinta vezes mais arrepiante do que esta conversa, por isso conteve a respiração e deu um passo atrás, pondo o pé cautelosamente, depois de cambalear e quase cair; em seguida deu outro passo, com o mesmo cuidado e correndo igual perigo. Caminhou assim uma pequena distância, até que uma haste lhe estalou debaixo dos pés. Parou de respirar e escutou.





Os capítulos deste livro