As Aventuras de Tom Sawyer - Cap. 35: Capítulo 35 Pág. 173 / 174

- Isso é certo, Tom?

- Tão certo como estar aqui; mas bem sabes que não te posso deixar entrar para a quadrilha desde que não sejas uma pessoa respeitável.

A alegria de Huck vacilou:

- Não me deixas entrar, Tom? Mas deixaste-me ser pirata.

- Sim, mas é diferente. Um ladrão é uma pessoa de categoria mais alta que um pirata. Isto de um modo geral, já se vê, porque na maioria dos países vivem entre a nobreza, entre duques e outros que tais.

- Mas, Tom, não tens sido sempre meu amigo? Não vais agora afastar-me de ti. És capaz disso? Não és, pois não, Tom?

- Não quero afastar-te nem te afasto, mas que dirão os outros? Hão-de desdenhar e dizer que na quadrilha de Tom Sawyer só há pessoas de pouca importância e, quando o disserem, referem-se a ti. Tu não gostavas disto, pois não?

Huck ficou em silêncio por momentos, a lutar consigo próprio; por fim, disse:

- Pois bem! Volto para casa da viúva mais um mês, a ver se consigo habituar-me àquela vida, se me prometes que posso entrar na tua quadrilha.

- Está combinado, Huck. É um contrato. Então, vem comigo, que vou pedir à viúva que te dê um pouco mais de liberdade.

- Fazes isso, Tom? Fazes isso? Que bom! Ainda que não me consinta algumas das coisas de que mais gosto, escondo-me para fumar e praguejar, ou então rebento. Quando começamos a pertencer à quadrilha e a ser ladrões?

- Já. Se conseguirmos reunir os rapazes, talvez se possa combinar a iniciação para logo à noite. - Combinar o quê?

- A iniciação.

- Que é isso?

- É jurar que nos defendemos uns aos outros, que nunca diremos segredos da quadrilha nem que nos façam em bocados, e que matamos todo aquele, e a sua família, que faça mal a alguém da quadrilha.

- Isso é muito bom, Tom! Isso é muito bom!

- Pois claro que é. E este juramento tem de ser feito à meia-noite, no ponto mais só e mais medonho que se possa arranjar. O melhor sítio é uma casa assombrada, mas já as deitaram todas abaixo.

- Em todo o caso, à meia-noite é boa hora, Tom.

- Pois é. E tem de se jurar em cima de um caixão e assinar o juramento com sangue.

- Assim e que é! É mil vezes melhor do que ser pirata. Não largo a viúva até morrer, Tom, e, se conseguir alguma vez ser um ladrão encartado e que toda a gente fale de mim, calculo que ela há-de ter orgulho de me ter protegido.





Os capítulos deste livro