Uma Família Inglesa - Cap. 33: XXXIII - Em honra de Jenny Pág. 377 / 432

Tinha atingido o jantar de Mr. Whitestone este período de transição.

Jenny agradecera os primeiros brindes que lhe foram dirigidos. – O próprio Mr. Morlays fora difusíssimo na sua saudação, que parecia haver modelado por a de um personagem de Dickens, como se verá do seguinte excerto:

– E sendo Mr. Richard Whitestone um dos raros caracteres honrados que se encontram na vida – terminara Mr. Morlays – e sendo miss Jenny Whitestone em tudo digna filha de Mr. Richard Whitestone, eu faço votos pela felicidade de Jenny Whitestone, para que possa assim recompensar Mr. Richard Whitestone pela sua honradez, probidade, cavalheirismo; recompensa que Mr. Richard Whitestone não pode nem deve esperar do mundo. Sendo demais miss Jenny Whitestone a terna irmã de Mr. Charles Whitestone, coração leal, generoso, sem fermento de maldade social, eu, bebendo à saúde de miss Jenny Whitestone, brindo também Mr. Charles Whitestone, porque o sentimento fraterno faz uma só daquelas duas almas, da mesma sorte que miss Jenny Whitestone receberia, como dirigido a si, um toast a Mr. Charles Whitestone, seu afectuoso irmão. De maneira que este brinde individual a miss Jenny Whitestone transforma-o a simpatia cordial que liga esta família exemplar em um brinde colectivo à família Whitestone. Miss Jenny Whitestone!

E bebeu.

– Hear! hear! – aplaudiu Mr. Brains, batendo com os nós dos dedos na mesa, o que já fizera durante todo o speech, mais por força de hábito do que por se tornar necessário o recomendar atenção em tão limitada e atenta assembleia.

Jenny agradeceu modestamente o eloquente discurso.

Mr. Richard brindou os hóspedes em termos não menos lacónicos.

Carlos, em poucas palavras, desempenhou-se de idênticos deveres.

E os toasts sucediam-se e o nível do líquido descia nas garrafas de cristal.





Os capítulos deste livro