As Aventuras de Tom Sawyer - Cap. 29: Capítulo 29 Pág. 139 / 174

A escuridão era geral. Huck esperou um tempo que lhe pareceu muito longo, sem que nada acontecesse, e a esperança começou a fraquejar. Para que estava ali? Valeria realmente a pena? Não seria mais acertado desistir e deixar-se dormir?

De súbito, ouviu barulho e pôs-se à escuta. A porta da ruela fechou-se mansamente. De um salto chegou à esquina. Logo dois homens passaram por ele; pareceu-lhe que um levava uma coisa debaixo do braço, e calculou que seria a caixa. Iam então levar o tesouro. De que serviria chamar Tom? Seria absurdo, porque entretanto os homens afastar-se-iam com a caixa para nunca mais serem vistos.

Seguiram pela rua ao lado do rio e, ao fim de três quarteirões, cortaram à esquerda, caminhando por uma rua transversal, até chegarem ao caminho do monte Cardiff, por onde meteram. Passaram pela casa do velho galês, a meio da encosta, sem parar; continuaram sempre a subir.

- Bem! - pensou Huck. - Vão enterrar a caixa na pedreira.

Mas não pararam ali, e encaminharam-se para o cimo. Quando chegaram junto do maciço de sumagres, desapareceram por trás destes. Huck aproximou-se, certo de que não o podiam ver. Ao fim de uns passos, começou a mover-se cautelosamente, receando chegar perto de mais; dava um passo e parava à escuta, mas não ouvia barulho além das pancadas do próprio coração, que parecia querer saltar. Ouviu o piar agoirento de um mocho lá em cima, no alto do monte, mas nem o mais leve ruído de passos. Por certo estava tudo perdido. Dispunha-se a saltar, quando sentiu um homem apurar a voz, a menos de quatro pés de distância; o coração de Huck pareceu-lhe vir até à garganta, mas engoliu-o e ficou ali a tremer, como se o tomasse uma sezão, tão fraco que receou cair. Sabia onde estava. Sabia que a menos de cinco passos dali estava a cancela que dava para as terras da viúva Douglas, e pensou:

- Vão enterrar aqui o tesouro. Ainda bem, porque neste sítio é fácil de encontrar.

Mas então ouviu uma voz, uma voz muito baixa, que era a de Injun Joe. - Maldita! Se calhar está acompanhada, porque apesar de ser tão tarde ainda tem a luz acesa.

- Não vejo luzes.

Esta era a voz do estranho, do estranho da casa assombrada. Um frio percorreu a espinha de Huck, ao pensar que eles vinham por causa da «vingança». A sua vontade foi fugir, mas lembrou-se de que a viúva Douglas fora boa para ele mais de uma vez, e que talvez aqueles homens fossem matá-la.





Os capítulos deste livro