As Aventuras de Tom Sawyer - Cap. 29: Capítulo 29 Pág. 136 / 174

A primeira coisa que Tom ouviu, na sexta-feira de manhã, foi uma boa notícia: a família do juiz Thatcher tinha chegado à aldeia na véspera à noite. Então Becky ficou em primeiro plano, e Injun Joe, tal como o tesouro escondido, passaram para um lugar secundário no espírito de Tom. Este viu Becky e passou com ela e outros companheiros um tempo encantador, a correr e a jogar. Para coroar este dia esplêndido, Becky pediu muito à mãe para marcar o tão falado e adiado piquenique para o dia seguinte, e a mãe condescendeu. A alegria da pequena não teve limites, e a de Tom não foi menor. Os convites foram mandados antes do pôr do Sol, e logo toda a criançada da aldeia ficou numa alegria doida, gozando antecipadamente a festa do dia seguinte. O nervosismo de Tom obrigou-o a estar acordado até muito tarde, sempre na esperança de ouvir Huck miar e de levar consigo no dia seguinte o tesouro, que faria a admiração de Becky e dos outros companheiros. Mas, em lugar disto, teve um desapontamento, porque nessa noite não se ouviu o sinal.

Por fim a manhã chegou e, perto das onze, um grupo alegre e ruidoso juntou-se à porta do juiz Thatcher. Estava tudo pronto para a partida. Não era costume irem pessoas de mais idade aos piqueniques, perturbar os novos com a sua presença, pois achava-se que as crianças iam muito bem sob a protecção de algumas raparigas e rapazes entre os dezoito e os vinte e três anos. O velho barco a vapor fora fretado para a ocasião. Pouco depois do encontro, o alegre grupo seguia pela estrada principal, carregado com os cestos da comida. Sid estava doente, por isso teve de ficar, e Mary ficou em casa para olhar por ele. A última coisa que Mrs. Thatcher disse a Becky foi:

- Com certeza que não voltam cedo, por isso talvez seja melhor ficares em casa de algumas das pequenas que vivem perto do cais. - Então fico em casa de Susy Harper.

- Pois sim, mas vê como te portas e não maces ninguém.

Pouco depois, quando já iam a caminho, Tom disse a Becky:

- Sabes o que vamos fazer? Em lugar de ires para casa de Joe Harper,: subimos a colina e ficamos em casa da viúva Douglas. Ela deve ter sorvete. Tem-no todos os dias em grande quantidade, e vai gostar imenso de nos ver lá.

- Oh! Que bom!

Mas Becky reflectiu um momento e depois comentou:

- E que dirá a minha mãe?

- A tua mãe não sabe de nada.





Os capítulos deste livro