As Aventuras de Tom Sawyer - Cap. 26: Capítulo 26 Pág. 124 / 174

No dia seguinte, perto do meio-dia, os rapazes chegaram junto da árvore seca, para levarem as ferramentas. Tom estava ansioso por chegar à casa assombrada, e Huck também, mas, de repente, disse:

- Olha lá, Tom. Sabes que dia é hoje?

Mentalmente, Tom fez conta aos dias da semana, e logo, fitando o outro com ar admirado:

- Nem tal coisa me passou pela ideia.

- Eu também só agora me lembrei que é sexta-feira.

- É preciso termos cuidado, Huck. Podíamos meter-nos num sarilho, se começássemos um trabalho destes à sexta-feira.

- Podíamos! Metíamo-nos, com certeza. Há dias felizes, mas sexta-feira não o é, por certo.

- Isso sabe-se. Calculo que não foste tu quem o descobriu isso.

- Também não disse que tinha sido, ou disse? Mas, além de ser sexta-feira, tive um sonho terrível esta noite. Sonhei com ratos.

- Sério? São trabalhos. Estavam à bulha?

-Não.

- Ainda bem, Huck. Porque, se não estavam à bulha, é sinal que há trabalhos à nossa volta, e, assim, o que temos que fazer é acautelarmo-nos para nos livrarmos deles. Pomos esta coisa de parte por hoje e vamos brincar. Conheces Robin Hood, Huck?

- Não. Quem é Robin Hood?

- Era um dos maiores homens que existiram em Inglaterra. Era o melhor. Era um ladrão.

- Quem me dera ser ele! A quem é que ele roubava?

- Xerifes, bispos, gente rica, reis e outros assim. Mas nunca fazia mal aos pobres. Estimava-os e dividia com eles igualmente o produto dos seus roubos.

- Devia ser um companheirão!

- E era, sim, Huck. Era o homem mais nobre que havia. Agora já não há disso, garanto. Com uma das mãos atrás das costas era capaz de dar uma sova a qualquer outro homem; com o seu arco de teixo era capaz de furar uma moeda de cobre a milha e meia de distância.

- Que é um arco de teixo?

- Não sei. Deve ser uma certa qualidade de arco. E quando só acertava na moeda, gritava e praguejava. Vamos brincar ao Robin Hood? É tão divertido! Eu ensino-te.

- Está combinado.

Brincaram toda a tarde ao Robin Hood, deitando de vez em quando um olhar de cobiça para a casa assombrada e fazendo uma ou outra observação acerca dos projectos do dia seguinte e da possibilidade de os realizarem.

Quando o Sol começou a descer, puseram-se a caminho de casa, através das sombras das árvores, e em breve desapareceram pela floresta do monte Cardiff.





Os capítulos deste livro