Ilíada - Cap. 18: Capítulo 18 Pág. 94 / 178

Enquanto proferia estas palavras, Idomeneu ia arrastando o cadáver por uma perna, quando Ásio se aproximou tentando defender o companheiro. Vinha a pé, mas o cocheiro acompanhava-o com o carro. Erguendo a lança, preparava-se para a cravar no peito do seu adversário, mas este antecipou-se-lhe e derrubou-o. Depois, atravessou-lhe o pescoço com a espada. Ao ver o corpo ensanguentado do amo, cujas mãos se contorciam no estertor da agonia, o cocheiro ficou desorientado. Nem sequer se lembrou de fugir, abandonando os cavalos. Um guerreiro aproximou-se por detrás e matou-o. E, a seguir, apoderou-se dos belos animais e levou-os como presa de guerra.

Deífobo enfureceu-se com a morte de Ásio e correu sobre Idomeneu atirando-lhe a lança. Mas Idomeneu estava em guarda e desviou-se a tempo. A lança voou por sobre o escudo, roçando-o apenas, e foi atingir outro guerreiro, a quem tirou a vida. Com uma exclamação insolente, Deífobo cantou vitória:

— Foste vingado, Ásio! Nas terras de Plutáo, onde te encontras, terás em breve, companhia!

As tropas chefiadas por Idomeneu, irritadas com a gabarolice de Deífobo, investiram com redobrado furor e mataram três valentes adversários de enfiada. Deífobo percebeu que, sozinho, não poderia enfrentar aquele ataque e saiu à procura de Eneias, que se encontrava na retaguarda, amuado porque Príamo não lhe dispensava as honras que a sua bravura merecia. Enquanto assim se retraia, Alcatos, seu cunhado e intimo amigo, fora atacado e morto por Idomeneu. Mas Eneias, entregue à sua cólera, não estava a par disso. Foi ai que Deífobo lhe veio trazer a notícia da morte do companheiro. Com o choque recebido, Eneias esqueceu-se completamente do motivo que o trazia afastado da luta e, reunindo todas as suas forças, investiu contra Idomeneu disposto a matá-lo. Ao verificar a aproximação de Eneias, de olhar brilhante e rosto afogueado pelo ódio, Idomeneu chamou os seus companheiros:

— Meus amigos, não me deixeis aqui sozinho, pois o terrível Eneias vem-me atacar. Ele é forte e ágil e tem a seu favor a juventude que me falta.





Os capítulos deste livro