Ilíada - Cap. 5: Capítulo 5 Pág. 28 / 178

- Valorosos Ájax! - exclamou. - Vós não precisais de exortações, pois atirai-vos sempre à luta com inigualável bravura. Oxalá encontrasse em todos os gregos coragem igual à vossa! A cidade de Príamo seria tomada rapidamente e os seus habitantes cairiam em nosso poder em poucos momentos de combate.

Mais adiante, Agamémnon encontrou o velho Nestor, que dava sábias e prudentes instruções aos seus homens. Ao ouvi-lo, o príncipe átrida tomou-se de viva satisfação e disse-lhe:

-Ó velho prudente e experiente! É lamentável que não tenhas pernas tão firmes como o coração e o espírito! Mas a velhice impede-te o ardor da refrega. Triste coisa não pertenceres ao grupo dos jovens!

Ao que o velho Nestor respondeu:

- Bem que o quisera, mas os deuses não concedem aos homens todos os seus favores. Estarei, porém, entre os meus guerreiros, exortando-os com os meus conselhos e dando-lhes o exemplo.

E, assim, Agamémnon foi de um chefe a outro, distribuindo elogios e incentivos, contente com o ardor que encontrava em todos e cada um. Mas quando chegou, finalmente, junto daqueles que estavam mais afastados, ou seja, do rei Ulisses e dos seus seguidores  vindos de Ítaca e dos homens que tinham vindo da Trácia comandados pelo jovem rei Diomedes, encontrou-os desarmados e ociosos, pois não tinham, ouvido o chamamento para o combate por estarem muito longe.

Agamémnon aborreceu-se com isso e disse a Ulisses:

- Porque razão ficaste aqui evitando a batalha e deixando que outros lutem em teu lugar? Responderás, certamente, que não ouviste o meu chamado. No entanto, sempre que convoco os gregos para festejos, nunca deixas de ouvir por mais longe que estejas.





Os capítulos deste livro