Ilíada - Cap. 10: Capítulo 10 Pág. 53 / 178

Separaram os dois contenderes com o ceptro e um deles falou assim:

— Cessai, heróis, o combate homicida. O grande Júpiter ama-vos igualmente e ambos demonstrasteis ser bons lutadores. Escurece e é bom obedecer à noite.

Ájax respondeu:

— Falai a Heitor, a quem cabe decidir. Foi ele quem nos desafiou. Portanto, ele que resolva e eu o seguirei.

E o grande Heitor, em resposta:

— Ájax, os deuses deram-te agilidade, força e coragem sem par. Deixemos por enquanto o combate. Se a noite nos manda fazer tréguas, obedeçamos-lhe. Amanhã recomeçaremos a luta, até que a vitória se incline para um de nós. Mas, antes, demos um ao outro magníficos presentes para que entre troianos e gregos se diga: «Bateram-se eles valorosamente e com toda a fúria mas separaram-se como amigos.»

Assim dizendo, Heitor ofertou-lhe uma bela espada com um vistoso talabarte e bainha, ao que Ájax retribuiu com um cinturão de púrpura brilhante. Assim se separaram e os troianos ficaram contentes de ver o seu chefe voltar com vida.

I Maior, porém, foi a alegria dos gregos, pois Ajam, sem dúvida, levara a melhor na peleja. Conduziram o herói até à tenda de Agamémnon, onde comemoraram o acontecimento com um régio banquete, cujas honras couberam ao valoroso filho de Télamon.





Os capítulos deste livro