Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 36: XXXVI

Página 487
O que o mata é a louca presunção de ser superior às paixões, e a tentativa que faz para sacrificá-las a não sei que imaginários deveres.

Jorge sorriu.

- Já vejo que se estabeleceu entre os noivos o comunismo de segredos. Esse soubeste-o só depois de casares.

- Suspeitei-o muito antes, bem o sabes.

- Isso é verdade, suspeitaste-o muito antes de eu próprio me convencer dele.

- Mas - tornou a baronesa - é preciso sair disto. O Jorge supõe-se mais forte do que é.

- Creia, Gabriela, o melhor é deixar ao tempo o cuidado de resolver as crises. Hoje o que me preocupa é a solução dos meus negócios, que felizmente vão tomando uma face animadora.

- É verdade, disseram-me em Lisboa que se decidiu em bem a demanda que tanto te preocupava. O que tu não sabes é que ao valimento de Maurício com um dos desembargadores, em cujas mãos parava o processo, se deve essa pronta resolução.

- Deveras?

- Não ouso crê-lo - disse Maurício -, ainda que é verdade ter-lhe falado e haver recebido dele a promessa de aviar depressa o processo.

- Hoje quase posso assegurar-lhe que é certa a nossa regeneração - tornou Jorge. - Esta primeira vitória prepara-me o ter-reno para outras e solta-me os movimentos que tinha peados. E os teus projectos, Maurício?

- Vão em bom caminho. Tenho quase certo um lugar na embaixada de Londres ou de Berlim.

- Eu ainda não desespero de envelhecer embaixatriz - disse a baronesa, sorrindo, e acrescentou: - Mas que é de Berta? Já cá não está?

- Retirou-se há dias. Desde então recrudesceu a doença do pai.

- E para que se retirou?

- O Tomé veio buscá-la.

- Com que fim?

- Não sei... Ainda que... por algumas coisas que ouvi... quer-me parecer que fizeram conceber a Tomé certos receios. Enfim, eu próprio não quis profundar os motivos da retirada por temer que não me fosse agradável ouvi-los.

<< Página Anterior

pág. 487 (Capítulo 36)

Página Seguinte >>

Capa do livro Os Fidalgos da Casa Mourisca
Páginas: 519
Página atual: 487

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
I 1
II 18
III 25
IV 42
V 54
VI 62
VII 72
VIII 86
IX 102
X 114
XI 127
XII 137
XIII 145
XIV 155
XV 168
XVI 197
XVII 214
XVIII 233
XIX 247
XX 255
XXI 286
XXII 307
XXIII 317
XXIV 332
XXV 348
XXVI 358
XXVII 374
XXVIII 391
XXIX 401
XXX 414
XXXI 426
XXXII 440
XXXIII 450
XXXIV 462
XXXV 477
XXXVI 484
XXXVII 499
Conclusão 515