Lord Jim - Cap. 46: Capítulo XLV Pág. 430 / 434

Jim pôs as mãos na cabeça. Estava vestido com o fato de todos os dias, mas não trazia chapéu. Ela parou de rir bruscamente. 'Pela última vez', gritou num tom ameaçador: 'queres ou não queres defender-te?' 'Nada me pode atingir', disse ele num acesso de soberbo egoísmo. Tamb' Itam viu-a inclinar-se para a frente abrir os braços e precipitar-se ao encontro de Jim. Atirou-se contra o peito dele e agarrou-se-lhe ao pescoço.

«Ahl, mas hei-de segurar-te desta maneira... Tu és meu!'

«Soluçava com a cabeça no ombro de Jim. Sobre Patusan, o céu, imenso e sanguíneo, derramava luz a jorros, como uma veia aberta. Um enorme Sol cor de púrpura aninhava-se entre os topos das árvores, e a floresta adquiria uma tonalidade negra e sinistra.

«Segundo dizia Tamb' Itam, o aspecto do céu naquela noite era medonho e ameaçador. Acredito que assim fosse, pois sei que, nesse mesmo dia, passou um ciclone a menos de sessenta milhas da costa, embora naquela região não tivesse havido mais do que uma frouxa agitação do ar.

«De súbito, Tamb' Itam viu Jim agarrá-la pelos braços e tentar desprender-lhe as mãos. Ela estava suspensa do pescoço de Jim, com a cabeça deitada para trás e os cabelos tocando o chão. 'Vem cá!', gritou-lhe o amo, e Tamb' Itam ajudou a separá-la dele. Foi difícil desligar-lhe os dedos. Curvado sobre ela, Jim fitava-a severamente nos olhos, e, de repente, correu para o desembarcadouro. Tamb' Itam seguiu-o, mas, ao voltar a cabeça, viu que a jovem conseguira pôr-se de pé e correr atrás dele, mas, mal dera alguns passos, caiu pesadamente de joelhos. 'Tuan! Tuan!', chamou Tamb' Itam, 'olhe para trás.' Jim estava na canoa, de pé, com o remo na mão. Não olhou, e Tamb' Itam só teve tempo de trepar para a canoa, já em andamento.





Os capítulos deste livro